Menu

Pr. Jeremias

O QUE É A IGREJA?

“Deus escolhe e preserva para si mesmo uma comunidade eleita para a vida eterna e unida mediante a fé que ama, segue e louva a Deus em conjunto. Deus envia esta comunidade a proclamar o evangelho e a modelar o Reino de Cristo mediante a qualidade de suas vidas e de seu amor mútuo”. Esta é uma definição clássica na teologia reformada.

A Igreja é a família de Deus. É a comunidade da Aliança, do pacto. É o corpo do qual Cristo é o Cabeça. É a esposa de Cristo. A Igreja é composta por aqueles que são feitos filhos de Deus por mais da fé em Cristo Jesus, adotados por Deus mediante Cristo e nascidos de novo pelo poder e ação do Espírito Santo.

A Igreja consiste em todas as pessoas, de todas as épocas, de todas as culturas, de todos os grupos étnicos, todos aqueles que vieram e vierem a conhecer a Cristo como Senhor. O credo apostólico diz: “creio… na santa Igreja universal”. Santa porque o Espírito Santo habita e santifica a Igreja, instruindo, orientando e guiando os seus membros na obra de Deus. Ela é universal, dela participam pessoas de todos os povos, línguas e nações e, ao mesmo tempo, ela é enviada com a missão de Deus de modo global. (É claro que não é a denominação iniciada no Brasil nos anos 1970).

Ninguém escolhe pertencer à Igreja de Cristo. Quem pertence à Igreja de Cristo é escolhido por Cristo. Assim também não escolhemos quem são ou serão nossos irmãos e irmãs. É Deus quem escolhe. Qualquer que seja a denominação ou grupo ao qual pertencem, todos os filhos de Deus – nascidos de novo – são parte da Igreja e nossos irmãos e irmãs. Somos chamados a adorar juntos, amar uns aos outros, servir uns aos outros e compartilhar as necessidades uns dos outros.

A igreja descrita acima é chamada “Igreja invisível”. A igreja visível é a que vemos na terra. Muitas vezes na igreja visível temos pessoas religiosas, mas que não nasceram de novo. Como filhos de Deus, vivemos a vida de Cristo em público. Devemos manifestar a Cristo e não a nós mesmos. A igreja visível deve ser uma congregação fiel, que prega a pura Palavra de Deus e na qual os sacramentos são administrados segundo as orientações de Cristo, expressos em sua Palavra. A igreja só tem a autoridade em submissão a Cristo, e não pode ordenar nada que contrarie ou acrescente às Sagradas Escrituras.

O único e verdadeiro fundamento da igreja é Cristo Jesus.

Pr. Jeremias Pereira ∙ Pastor Titular