O PRESBÍTERO NA IGREJA

“… se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.” (1 Tm 3.1)

“Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.” (Mt 9.38)

“Como conviver no Conselho em paz, alegria e dando frutos? O Presbítero tem um papel fundamental para pacificar, manter a unidade, fortalecer o pastorado e tornar a igreja mais dinâmica e efetiva.”

A Igreja sempre teve pessoas dedicadas exclusivamente à missão de evangelizar e pastorear o povo de Deus, como também à organização institucional. No que tange ao presbiterato, e para fazer diferença em sua geração, é preciso que ele tenha qualidades capazes de demonstrar com atitudes uma liderança espiritual, bíblica e corajosa; conhecimento e compreensão sobre os requisitos bíblicos para o presbítero; convicção de ser especialmente chamado e vocacionado por Deus para o presbiterato; e, uma vez chamado, ter como prioridade servir ao Senhor na pessoa do rebanho que lhe foi confiado, dando o exemplo de vida cristã e moderação em todas as coisas, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar, não vicioso, não avarento, nem ganancioso; compreender as funções básicas e administrativas quanto ao ofício de Presbítero.

Do presbítero espera-se que ele saiba organizar, planejar e executar atividades que facilitem o processo de trabalho ou as atividades da igreja; que ele seja dizimista fiel e tenha equilíbrio financeiro pessoal e na sua família; tenha capacidade de aconselhar, encorajar, mentoriar e orientar eficazmente membros e professores para os ensinos e estudos, de uso dentro ou fora da igreja, inclusive promovendo treinamento e equipamento para formação deles; inspirar, motivar e dar oportunidade para o desenvolvimento de estratégias para o crescimento global da igreja. Mas, também, que ele participe do trabalho na missão de Cristo: proclamar, colher e conduzir pessoas ao Pai que cria, salva, renova e santifica para a vida eterna.

O exercício do presbiterato será positivamente impactante na igreja se o presbítero tiver contínuo, ardente e alegre desejo de servir ao Senhor da Igreja e ao próximo, visando só a glória de Deus, totalmente desinteressado, incondicional e apesar de qualquer coisa.

Alguém que exerce o presbiterato precisa ter certeza do seu chamado da parte do Espírito Santo; ter o reconhecimento exterior da igreja; ter convicção de que sua atuação está sendo colaboradora para a proclamação do evangelho; a administração da igreja, o cuidado e a edificação do rebanho; ter convicção de que está sendo útil para ter a igreja plenamente madura, servindo de todo coração ao Senhor.

Precisa ter uma atitude de servo; ter humildade; agir com prudência e vencer o medo; ter interesse e amor pelo povo de Deus; ter tato com as pessoas e autoridades; ser pontual com os compromissos da igreja e, também, os seus pessoais e familiares.

Deus tem um projeto para a sua Igreja, e este passa por uma liderança madura e consagrada. Que sejamos bênçãos nas mãos de Deus Pai, Filho e Espírito Santo, fazendo a sua vontade, tendo visão do reino e trabalhando em equipe.

Pb. Renato Laranjo