O PRESBÍTERO NA IGREJA

“… se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.” (1 Tm 3.1)

“Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.” (Mt 9.38)

A Igreja sempre teve pessoas dedicadas exclusivamente à sua missão de evangelizar e pastorear o povo de Deus, como também à sua organização institucional. No que tange ao presbiterato, e para fazer diferença em sua geração, é preciso que ele tenha qualidades capazes de demonstrar, com atos e atitudes, ter liderança espiritual, bíblica e corajosa; conhecimento e compreensão sobre os requisitos bíblicos para o Presbítero; convicção de ser especialmente chamado e vocacionado por Deus para o presbiterato; e, uma vez chamado, ter como prioridade servir ao Senhor na pessoa do rebanho que lhe foi confiado, dando o exemplo de vida cristã e moderação em todas as coisas, sendo vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar, não vicioso, não avarento nem ganancioso; compreender as funções básicas e administrativas quanto ao seu ofício.

O Presbítero tem um papel fundamental para pacificar, manter a unidade, fortalecer o pastorado e tornar a igreja mais dinâmica e efetiva. Espera-se que ele saiba organizar, planejar e executar atividades que facilitem o processo de trabalho ou as atividades da igreja; que ele seja dizimista fiel e tenha equilíbrio financeiro pessoal e na sua família; seja capaz de aconselhar, encorajar, mentoriar e orientar eficazmente membros e professores para os ensinos e estudos, de uso dentro ou fora da igreja, inclusive promovendo treinamento e equipamento para formação deles; inspirar, motivar e dar oportunidade para o desenvolvimento de estratégias, visando o crescimento global da igreja. Mas, também, participar do trabalho na missão de Cristo: proclamar, colher e conduzir pessoas ao Pai que cria, salva, renova e santifica para a vida eterna.

O exercício do presbiterato será positivamente impactante na igreja se o Presbítero tiver contínuo, ardente e alegre desejo de servir ao Senhor da Igreja e ao próximo, visando só a glória de Deus, totalmente desinteressado, incondicional e apesar de qualquer outra coisa.

Alguém que exerce o presbiterato precisa ter certeza do seu chamado da parte do Espírito Santo; ter o reconhecimento exterior da igreja; ter convicção de que sua atuação está sendo colaboradora para a proclamação do Evangelho, a administração da igreja, o cuidado e a edificação do rebanho; ter convicção de que está sendo útil para ter a igreja plenamente madura, servindo ao Senhor de todo o coração.

Precisa ter atitude de servo; ter humildade; agir com prudência e vencer o medo; ter interesse e amor pelo povo de Deus; ter tato com as pessoas e autoridades; ser pontual com os compromissos da igreja e também com os pessoais e familiares.

Deus tem um projeto para a sua Igreja que passa por homens e mulheres. Que sejamos bênçãos nas mãos de Deus Pai, Filho e Espírito Santo, fazendo a sua vontade, tendo visão do reino e trabalhando em equipe.

Assim, no próximo dia 28 de abril, haverá Assembleia Geral Extraordinária para eleição de oito presbíteros. Em outubro de 2018, os membros da Oitava Igreja tomaram conhecimento do edital para este processo de escolha de presbíteros, com oportunidade de indicação de nomes de candidatos, sendo que o Conselho acompanhou as etapas do processo e selecionou como candidatos do Conselho os irmãos: Adilson Soares Pereira, Andres Werner César Lino Campos, Carlos André Zuppo, Clésio Luiz Pevidor da Silva, Danilo Gusmão Araújo, Denílson Cardoso Maia, Douglas de Mello Schneider, Esdras Domingos de Abreu, Gessé Resende de Matos, Olindo Batistelli Filho, Oliveira Gonzaga Cunha Filho, Samuel Caetano Pontes, Wellington Rodrigues da Silva e Wesley Rodrigues da Silva. Portanto, dentre eles, cada membro poderá escolher e votar em até oito pessoas.

Oremos pelos procedimentos desta reta final, pela Assembleia e pelos irmãos.

Pb. Renato Laranjo · Relator da Comissão de Eleição de Oficiais