Menu

Estudos e artigos

O PODEROSO CONTROLE SOBRE OS DESEJOS – DOMÍNIO PRÓPRIO

“E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito.” (Ef 5.18)

O enchimento do Espírito Santo está presente na vida de todo aquele que nasceu de novo. Ele se dá em uma realidade espiritual e também por meio de um processo diário.

Por um lado, o Espírito de Deus habita em nós. Por seu amor insondável e por sua infinita graça, Deus perdoa os nossos pecados pela fé no sacrifício de Jesus, e o Santo Espírito passa a fazer morada em nós. Somos batizados no Espírito Santo em nossa conversão, de maneira que nasce em nós um novo homem, não nascido da carne, mas da vontade de Deus. Essa é uma realidade.

Não há nada que possamos fazer para impedir o avanço da obra que Deus começou em nós pela ação do Espírito Santo. Fomos feitos morada de Deus, e por isso iremos perseverar até o fim. Aquele que começou a obra é fiel e irá completá-la. Neste tempo, ainda que o pecado continue nos assediando e fazendo tropeçar, já temos paz com Deus e somos morada do Espírito Santo.

Por outro lado, isso também se dá em um processo. A Palavra nos diz que mesmo sendo nós habitação do Espírito, não devemos apagar a sua chama em nosso coração (1 Ts 5.19), nem mesmo entristecêlo (Ef 4.30). Antes, devemos nos encher do Espírito Santo.

Ao falar sobre o enchimento do Espírito, Paulo apresenta um contraste entre o enchimento do Espírito e a embriaguez do vinho. Ele não está dizendo, como alguns defendem, que devemos nos embriagar do Espírito de Deus, mas nos encher dele. Se por um lado a embriaguez tira da pessoa a capacidade de dominar-se, levando-a a tomar atitudes impensadas e incontroladas, o enchimento do Espírito traz sobre o crente a capacidade de dominar a si mesmo.

O enchimento do Espírito não nos torna “super-crentes” que caem, deliram e não se lembram do que aconteceu. Antes, faz de nós plenos seres humanos, que raciocinam, escolhem e dominam a si mesmos. Deus nos criou seres humanos, e é isso que o enchimento do Espírito restaura em nós.

Precisamos lutar contra os desejos da carne e andar em santidade, pois isso agrada ao Senhor. Devemos buscar o enchimento do Espírito e frutificar nele. Que o Senhor Jesus nos abençoe, e que ao nos dominarmos e honrarmos ao Senhor com nossos pensamentos e decisões, seu Nome Santo seja glorificado em nós.

Pr. Israel Abreu – Pastor Auxiliar