Estudos e artigos

O PODER PARA ALCANÇAR

O livro de Atos nos conta sobre o derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes, em que os discípulos de Cristo foram capacitados com o poder de Deus para testemunhar do Evangelho em todo o mundo, até os confins da terra.

A Escritura Sagrada diz que “todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito Santo lhes concedia que falassem” (Atos 2.4). Esse relato nos afirma que houve uma capacitação sobrenatural de Deus sobre a Sua Igreja, com a finalidade de torná-la testemunha do Evangelho diante de todos os povos da terra.

O texto sagrado afirma o seguinte: “Ora, estavam habitando em Jerusalém judeus, homens piedosos vindos de todas as nações debaixo do céu. Quando, pois, se fez ouvir aquela voz, afluiu a multidão, que se possuiu de perplexidade, porquanto cada um os ouvia falar na sua própria língua” (Atos 2.5-6). O Espírito Santo capacitou os discípulos com poder para pregarem e testemunharem do santo Evangelho do Senhor Jesus.

Diante da pregação dos discípulos, cada pessoa ali presente das mais diversas línguas e regiões os ouviam falar na sua própria língua materna. Essa foi uma capacitação extraordinária que revela o propósito pelo qual Deus derramou do Seu poder sobre a Igreja. Todo discípulo de Cristo deve ser cheio do Espírito Santo para pregar e testemunhar do Senhor Jesus a todos, em todo lugar por onde ele for.

O poder do Espírito Santo na vida da Igreja gera nas pessoas de fora os mais diversos sentimentos. Alguns serão alcançados e transformados por esse poder, outros permanecerão com seus corações endurecidos, rejeitarão e zombarão. Veja o texto bíblico: “Estavam todos atônitos e se admiravam, dizendo: Vede! Não são, porventura, galileus todos esses que aí estão falando? E como os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna?” (Atos 2.7-8).

Como resultado dessa ação sobrenatural do Espírito Santo naquele dia, quase três mil pessoas se converteram e foram batizadas. Então, os que lhe aceitaram ”

a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três .41).(Atos 2 ”mil pessoas

O poder do Espírito Santo é dado à Sua Igreja com o primordial propósito de capacitar e habilitar os seus discípulos a testemunhar e pregar o Evangelho que exalta o Senhor Jesus e traz Salvação aos homens por meio da morte e ressurreição de Jesus Cristo, o Senhor.

Antes de encerrar estas palavras, resta-me perguntar-lhe: você está cheio do Espírito Santo? Você recebeu o poder de Deus? Não se esqueça de que, onde o Espírito Santo habita existe a capacitação e o poder de Deus para evangelizar e alcançar os perdidos, pois esse é o propósito do Senhor Jesus.

Seja cheio do Espírito Santo, seja cheio do conhecimento da Palavra de Deus, seja cheio do poder de Deus, que transforma e capacita o crente a viver, testemunhar e proclamar o Evangelho a todos, por onde andar.

– Pr. Eloízio Coelho – Pastor Auxiliar