O PLANO – NEEMIAS 2
“O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor.” (Provérbios 16.1)
Como você tem traçado os seus planos?
Ao lermos o livro de Neemias, vemos como o Senhor está governando a história. Quando falamos que Ele está no controle, precisamos crer que Ele está no controle e que nunca perde o controle de nada.
No capítulo 1 do livro de Neemias, ele (Neemias) recebe a notícia de que os muros da cidade de Jerusalém estão destruídos e as portas queimadas. Neemias estava em um bom cargo, com um bom salário e literalmente vivendo uma vida real, mas isso não o impediu de se compadecer da cidade onde estava o túmulo de seus pais.
Ainda no capítulo 1, Neemias começa a traçar o plano para ir a Jerusalém. Suas primeiras ações foram: orar e jejuar. A oração e o jejum foram as primeiras atitudes de Neemias para traçar o plano.
Neemias não foi falar com o rei, não foi atrás de pessoas influentes ou de qualquer ajuda que não fosse o Senhor dos Exércitos. Ele sabia que se o Senhor não estivesse com ele, o risco de o plano não dar certo era enorme.
Qualquer plano precisa começar no secreto, junto Àquele que pode todas as coisas: “…que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós.” (Efésios 3.20)
Quando os planos são feitos com Deus:
A chance de dar certo é de 100%;
Mostra nossa dependência;
Nos sujeitamos aos planos d’Ele, que são muito melhores que os nossos;
Ele sabe de todas as coisas, inclusive daquilo que nós não sabemos;
A atitude de Neemias mostrou que ele sabia quem era o Deus de Israel. Quando nos associamos com o Senhor, Ele nos favorece no planejamento.
Neemias chegou diante do rei com semblante abatido; o rei percebeu e lhe questionou. Um detalhe importante é que o rei Artaxerxes era persa, e os persas eram cruéis; se alguém se apresentasse diante do rei com o semblante abatido, isso já era motivo para essa pessoa ser decapitada.
Mas Neemias havia feito o seu plano com Deus, e Ele – o Senhor – é quem tinha o coração do rei em Suas mãos, podendo incliná-lo para onde quisesse (Provérbios 21.1).
O Senhor inclinou o coração do rei em favor de Neemias para favorecer a reconstrução de Jerusalém. Muitas vezes os nossos planos são fazer isso ou aquilo, mas o plano de Deus é para que aquietemos e saibamos que Ele é Deus. (Salmos 46.10-11).
As nossas conquistas começam no mundo espiritual, para depois serem concretizadas no mundo físico. Neemias sabia disso. Deus abençoou Neemias, o concedendo graça diante do rei.
Como você tem traçado seus planos? Pense nisso. Que os nossos planos sejam os planos de Deus para nós.
– Pr. Leonardo Lobo – Pastor Auxiliar