Menu

Estudos e artigos

O Natal e a Ressurreição

31”Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus…”
33”…e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim”. (Lc 1.31,33)

Natal, significa nascimento. É o sucesso da vida, depois de um longo período de espera. Dentro do útero, aos poucos, tudo vai se formando, nos mínimos detalhes.É extraordinário!
De modo gradativo, silêncioso, perfeito, fascinante e sobrenatural, Jesus foi formado no ventre de Maria. Ele nasceu como qualquer criança, pequeno, frágil, dependente e cheio de expectativas quanto ao seu futuro. Mas certamente, as expectativas acerca de Jesus não podiam alcançar a dimensão de sua grandeza, missão e glorificação.
Apesar de Maria ter sido visitada pelo anjo de Deus e ouvir as promessas sobre Jesus, Ele seria muito mais do que ela podia pensar ou imaginar. O tempo foi passando e cada vez mais tudo se encaixava, Jesus era mais do que um filho, era o Deus encarnado, a quem ela mesma teria que reconhecê-lo como Senhor e Salvador.
Sabemos que Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro, por isso o Natal não é a comemoração do aniversário de Jesus. A data exata de seu “aniversário” nunca foi algo importante na história da salvação, pois Ele é mais do que um bebê, mais do que um homem que marcou a história, Ele é cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Ele é a redenção da humanidade e de toda a Criação, Ele é o autor da vida.
Quando o anjo Gabriel apareceu à Maria, ele falou um pouco mais sobre Jesus além de sua concepção miraculosa e o nome que deveria receber, o anjo disse: “Ele reinará para sempre, seu Reino jamais terá fim”. Jesus é o Rei que derrotou a morte ao ressuscitar ao terceiro dia, e por isso reinará para sempre.
A ressurreição de Cristo é a declaração de que a vida prevaleceu de uma vez por todas. Cristo é o princípio da ressurreição, Ele é modelo de como acontecerá com todas as pessoas que crerem Nele, pois Ele mesmo disse:“Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá”. Para ressurgir amanhã, é necessário nascer hoje em Jesus.
Natal é nascer, nascer de novo, nascer do Espírito! Pode ser em qualquer dia, em qualquer hora e em quaquer lugar. Basta se entregar à Jesus e deixar a sua vida completamente nas mãos dele.
Desejo a você um Natal em Cristo, pois só assim o seu natal não terminará na morte, mas se renovará na ressurreição!

Pr. Iury Guerdarth | priury@oitavaigreja.com.br