Menu

Estudos e artigos

O EXEMPLO DE FÉ NA FAMÍLIA E O IMPACTO NA VIDA DA CRIANÇA

Nem é preciso dizer que os pais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento da fé na vida de seus filhos. Acredito não existir maior alegria como pai do que ver nossos filhos carregarem o manto da fé que nós abraçamos em nossas vidas e em nossas famílias. É maravilhoso saber que a tradição da fé continuará de uma geração para a outra. 

No Novo Testamento, encontramos o exemplo de três gerações de fé que foram vistas nas vidas de Loide, Eunice e Timóteo. Loide e Eunice possuíam uma fé genuína que não experimentaram apenas em suas vidas, mas também na vida de Timóteo. O que sabemos sobre elas está no livro de 2 Timóteo 1.5: “Lembro da sua fé sincera, a mesma fé que a sua avó Loide e Eunice – a sua mãe – possuíam, tenho a certeza de que é a mesma fé que você possui.” (NTLH) 

Eunice era crente judia que havia sido casada com um homem grego (Atos 16.1), o que explicaria o fato de que, quando criança, Timóteo não foi circuncidado como todos os meninos judeus eram. Era responsabilidade dos pais judeus supervisionar esse rito e, como o pai de Timóteo era grego, a circuncisão não fazia parte da sua cultura e de seus costumes. Paulo circuncidou Timóteo antes de iniciar a sua jornada missionária, para não ofender o público judeu (versículo 3).  

É possível que Loide fosse a mãe de Eunice ou sua sogra. O fato de ela ter ajudado a criar Timóteo pode indicar que o pai dele havia morrido ou que toda a família morava junto, o que era comum naqueles dias. É possível que o pai tenha morrido enquanto Timóteo era jovem, uma vez que Paulo assume um papel paternal na vida de Timóteo e muitas vezes se refere a ele como “meu verdadeiro filho na fé” (1 Coríntios 4.17; 1 Timóteo 1.2, 18). 

A educação piedosa de Timóteo é referenciada novamente em 2 Timóteo 3.14-15: “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. 

A menção de Paulo: daqueles “de quem você aprendeu” provavelmente se refere à mãe e à avó piedosa de Timóteo, Eunice e Loide, que lhe ensinaram as Sagradas Escrituras desde a infância. Elas, junto com Timóteo, receberam os ensinamentos de Paulo sobre o Messias e continuaram a treinar o jovem Timóteo nas coisas de Cristo. 

Se alguma vez houve um modelo para treinar uma criança no caminho que ela deve seguir, Loide e Eunice são exemplos perfeitos. Há duas lições preciosas que aprendemos com essas santas mulheres que são fundamentais para transmitir nossa fé aos nossos filhos:

  1. Ensine a eles a Verdade que você acredita.

Seus filhos não conhecerão e não aprenderão sua herança de fé a menos que você os ensine. Nós, como pais, temos a responsabilidade de ensiná-los no caminho que devem seguir. Esse não é o trabalho da escola, da igreja ou da Escola Dominical. Esse é o nosso trabalho! 

 

  1. Viva o que você acredita.

Por mais importante que fosse para Loide e Eunice ensinarem Timóteo, era de igual importância que elas vivessem o que acreditavam na frente dele. Quando se trata de questões de fé, é fundamental que sejamos praticantes da Palavra e não somente ouvintes. O velho ditado “faça o que eu digo e não o que eu faço” simplesmente não funciona. Não podemos esperar que nossos filhos imitem uma fé que eles não veem sendo vivida em nossas vidas. 

E quando se trata de um legado de fé, certifique-se de que sua fé é genuína e verdadeira. Assuma a responsabilidade de transmiti-la aos seus filhos. Ore por eles e com eles. Plante a semente. Creia que ela germinará e produzirá frutos no coração dos seus filhos. 

 

Assim também é a minha palavra: ela não volta para mim sem nada, mas faz o que me agrada fazer e realiza tudo o que eu prometo.” (Isaías 55.11 – NTLH) 

tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.” (Deuteronômio 6.7) 

 

Pr. Roberto Santos – Pastor Auxiliar