Menu

Estudos e artigos

O EVANGELHO DA RESSURREIÇÃO NOS DÁ VITÓRIA SOBRE A MORTE

A Oitava está “morando” no texto de 1 Coríntios 15 desde janeiro deste ano. Temos nos aprofundado no Evangelho da Ressurreição, suas implicações e aplicações.  

Vale destacar que o poder do Evangelho da Ressurreição está no fato inequívoco da ressurreição de Jesus – essa é a grande evidência do Evangelho quanto à divindade de Cristo e o cumprimento das promessas de Deus no que diz respeito ao envio do Messias que redimiria o Seu povo. 

Jesus é o nosso redentor que venceu a morte, e a prova disso foi a Sua ressurreição. Em 1 Co 15, o apóstolo Paulo faz uma defesa da ressurreição de Cristo – mais de 500 pessoas de uma vez e o próprio Paulo viram Jesus ressurreto. Por isso, não há qualquer dúvida quanto a esse fato; eles eram testemunhas oculares que tiveram uma experiência real com Jesus.  

O mais curioso é que o próprio apóstolo Paulo foi um perseguidor da Igreja por entender que os cristãos cometiam o grave pecado da blasfêmia ao dizerem que Jesus era Deus e que estava vivo. Mas, em uma de suas jornadas de perseguição (Atos 9), Paulo teve um encontro com Jesus ressurreto que transformou completamente sua vida; e ele deixou de ser o perseguidor para se tornar o apóstolo, pregador, mestre, missionário e servo de Jesus (2 Timóteo 1.11). 

Foi tão intensa a mudança e convicção que Paulo experimentou, que passou a considerar uma loucura viver o Evangelho com uma esperança em Cristo apenas para esta vida (v. 19); ele compreendeu, juntamente com outras afirmações da Palavra de Deus, que “… se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.”. (Romanos 8.11 – ARA) 

Havia alguma dúvida sobre a ressurreição dos mortos, e Paulo deixa claro que a ressurreição é certa, nossos corpos frágeis serão revestidos de força; hoje eles são sujeitos à morte, mas em breve serão revestidos de imortalidade. Dessa forma, mesmo que muitos duvidem da ressurreição, ela é certa! Mesmo que muitos tenham certeza sobre a morte, ela deixará de existir, porque: 

’… Tragada foi a morte pela vitória’. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo”. 

(1 Coríntios 15.54-57) 

e manifestada, agora, pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho. 

 (2 Timóteo 1.10) 

É porque Jesus venceu a morte que ele pôde dizer: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá.” (João 11.25-26). Assim, encerro este texto com um apelo: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.”. (Atos 16.31) 

– Pr. Iury Guerhardt – Pastor Auxiliar