Menu

Estudos e artigos

O CRISTO RESSURRETO

Estamos às vésperas de uma das celebrações mais comemoradas no calendário cristão. E, na minha opinião, faz bem à igreja se lembrar sempre desta data. Mas não para comemorar um aniversário, pois não devemos esquecer que Cristo é o Verbo Eterno, sem início e sem fim de dias. Assim, Natal é a celebração do cumprimento da promessa de Deus de salvar o seu povo por meio do seu Cristo, anunciado nas Escrituras por meio dos profetas.

Natal não é a chegada de um bebê comum, mas é o milagre da encarnação. Deus fez o que parecia impossível, enviou o seu Filho amado que abriu mão de sua glória e habitou em um corpo formado no ventre de uma adolescente virgem chamada Maria. Foi uma concepção inédita e que jamais se repetirá, portanto, única.

Natal não é um nascimento sem propósito, mas ao se encarnar, Deus estava revelando a sua glória por meio de Jesus Cristo (Jo 1.14) e se cumpriu a palavra do profeta Isaías, que disse: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz…” (Is 9.6). Perceba que o profeta fala do nascimento de Jesus, mas, imediatamente, fala do seu governo e de seus títulos. Ele veio para mudar a história!

Natal é a missão do Cristo de cumprir a vontade do Pai, entregando-se como cordeiro santo e perfeito para morrer em favor dos pecadores e propiciar perdão a todos os que nele creem. Um sacrifício que; espantosamente, não acabou em morte, porque a morte foi vencida por Cristo e Ele ressuscitou cheio de glória e autoridade.

Por isso, quando João recebe a revelação de Jesus Cristo, ele não vê um Cristo fraco, pobre, derrotado, humilhado e limitado. Ele vê um Cristo Ressurreto em glória, vestido de força e autoridade, exaltado e cheio de poder. Eis a visão de João: “…alguém ‘semelhante a um filho de homem’, com uma veste que chegava aos seus pés e um cinturão de ouro ao redor do peito. Sua cabeça e seus cabelos eram brancos como a lã, tão brancos quanto a neve, e seus olhos eram como chama de fogo. Seus pés eram como o bronze numa fornalha ardente e sua voz como o som de muitas águas” (Ap 1.13-15).

Jesus está vivo, reinando e cuidando do seu povo.

Natal de verdade é ter a experiência de nascer de novo e viver para Deus. Que você e a sua família recebam a salvação do Cristo Ressurreto!

Pr. Iury Guerhardt ∙ Pastor Auxiliar