Estudos e artigos

O CRENTE E A PONTUALIDADE

O mau hábito de chegar atrasado em compromissos é algo que está profundamente arraigado em nossa cultura. É sabido que a pontualidade não é muito o forte do brasileiro. Por aqui, é muito comum marcarmos um compromisso mais cedo, já esperando que as pessoas se atrasem. Essa coisa é tão forte que parece existir um senso de normalização desse mau hábito: é raro uma consulta médica acontecer no horário marcado, eventos são agendados já considerando que haverá atrasos, empresas estabelecem um tempo máximo de atraso tolerado dos seus colaboradores etc.

Algumas boas perguntas sobre esse assunto podem ser levantadas, tais como: podemos considerar a falta de pontualidade um pecado? A Bíblia fala algo a respeito de chegar atrasado em compromissos? O crente deve se preocupar com a pontualidade? Por quê? É fato que todo mau hábito produz comportamentos ruins e tudo isso tem sua origem em nossa natureza pecaminosa. Mesmo que a Bíblia não trate especificamente sobre a questão da falta de pontualidade como um pecado, não dá para isentar de culpa quem insiste em chegar tarde nos seus compromissos.

“Portanto, tenham cuidado com a maneira como vocês vivem, e vivam não como tolos, mas como sábios, aproveitando bem o tempo, porque os dias são maus.” (Efésios 5.15-16 – NAA)

Além dessa forte chamada de atenção que o apóstolo Paulo faz sobre como devemos utilizar bem o nosso tempo, temos várias outras recomendações bíblicas sobre como deve ser a postura de alguém que teme a Deus. No livro de Provérbios existem várias advertências contra a preguiça e a falta de domínio próprio, que são características de uma pessoa desorganizada e desleixada. O caminho da sabedoria, que marca a conduta do servo do Senhor, passa pela diligência, pela disciplina, pelo bom planejamento e organização do tempo.

“Quem não tem domínio próprio é como uma cidade sem muros.” (Provérbios 25:28)

A falta de pontualidade pode indicar falta de disciplina, de planejamento ou de consideração pelos outros. Como pessoas que têm o temor do Senhor, espera-se que o cultivo de uma boa disciplina de organização do tempo faça parte da nossa lista de boas virtudes. Chegar atrasado em compromissos ou eventos não pega muito bem e revela falta de consideração pelos organizadores, anfitriões e demais convidados. É responsabilidade de cada um de nós administrar bem o próprio tempo. Não devemos delegar essa responsabilidade aos outros ou às circunstâncias. Esse péssimo hábito precisa ser tratado com muita seriedade.

Quem é pontual demonstra respeito ao outro, pois a pontualidade é um sinal de confiabilidade, integridade e organização. Todo aquele que possui esse senso de respeito pelos outros, sempre vai procurar se preparar com antecedência para os seus compromissos, pois quando somos pontuais e chegamos no horário combinado, transmitimos mais confiança às pessoas. Ao cultivar o hábito de sempre chegar no horário, demonstramos que entendemos as necessidades e os compromissos dos outros, que respeitamos, valorizamos e que não desejamos causar inconveniência a ninguém.

Pense bem: não é ruim quando somos nós que sofremos pela falta de pontualidade dos outros? Quando nós mesmos temos que ficar esperando os outros chegarem para um compromisso ou evento marcado com antecedência, isso não nos deixa irritados? Por que então cometeremos o pecado de deixar os outros esperando por causa da nossa falta de compromisso ou organização?

“Em todas as coisas façam aos outros o que vocês desejam que eles lhes façam. Essa é a essência de tudo que ensinam a lei e os profetas.” (Mateus 7.12)

Quando somos pontuais, mostramos respeito pelo tempo dos outros, reconhecendo que ele é valioso. Se desejamos que os outros respeitem nosso tempo e sejam pontuais em relação a nós, devemos fazer o mesmo por eles. Ser pontual é uma forma de amar o próximo, um dos maiores mandamentos. Quando somos pontuais temos a chance de mostrar que nos importamos verdadeiramente com o bem-estar dos outros, algo que também esperamos dos que nos cercam.

Quero deixar aqui algumas dicas práticas que lhe ajudarão a vencer a falta de pontualidade e o espírito de procrastinação, que é o hábito de sempre deixar tudo para a última hora:

1. Assuma a responsabilidade por sua agenda;
  2. Planeje melhor o seu tempo e organize-se para não se atrasar aos seus compromissos;
  3. Prepare-se sempre com antecedência;
  4. Cultive a disciplina e a diligência ao planejar a sua agenda. Trate os seus compromissos com seriedade;
  5. Use ferramentas como agendas, alarmes ou aplicativos de lembrete para gerenciar seu tempo de forma eficaz;
  6. Ajude sua família a criar o bom hábito da pontualidade;
  7. Procure sair de casa mais cedo para evitar possíveis contratempos no trânsito ou outros imprevistos;
  8. Percebeu que chegará atrasado para um compromisso? Procure justificar-se com antecedência. Dar satisfação também demonstra integridade;
  9. Lute contra essa cultura negativa da impontualidade. Não seja moldado por esse tipo de mau comportamento só porque “todo mundo é assim”;
  10. Respeite o tempo e a agenda dos outros;
  11. Estabeleça prioridades corretas e evite a procrastinação;
  12. Reconheça a pontualidade como uma virtude espiritual. Como tudo o mais que fazemos na vida, a boa administração do tempo revela o nosso caráter transformado pelo Evangelho;
  13. Faça da pontualidade uma oportunidade para o bom testemunho cristão. Isso demonstra que você é uma pessoa de palavra, confiável e respeitosa, o que é fundamental em qualquer relacionamento;
  14. Trate os outros como você gostaria de ser tratado. Seja pontual!

Pr. Adelchi Rangel – Pastor Auxiliar