Menu

Estudos e artigos

O AVIVAMENTO – Neemias 8 e 9

“No vigésimo quarto dia do mês, o povo voltou para outra comemoração; desta vez eles jejuaram, vestiram roupas feitas de pano de saco e jogaram terra sobre a cabeça. E os descendentes de Israel se separaram de todos os estrangeiros. Eles colocaram-se em pé, confessaram os seus pecados e a maldade dos seus antepassados. O Livro da Lei do Senhor foi lido em voz alta durante três horas, e depois eles passaram mais três horas confessando seus próprios pecados e os pecados de seus pais. E todos adoraram o Senhor, o seu Deus.” –  Neemias 9:1-3 (NBV) 

 

A ideia bíblica de avivamento poderia ser descrita como a vida de Deus em nossas vidas. Isso é uma grande bênção, saber que cada crente, em todos os tempos da história, só conseguiu ser bem-sucedido por causa da presença e do poder de Deus. A promessa de que Deus estaria sempre com o seu povo é algo repetido várias vezes nas Escrituras. Entretanto, fica muito claro também que em alguns momentos especiais, essa presença era manifestada de forma extraordinária, quer seja sobre a vida de um indivíduo, sobre determinado grupo ou sobre povo de Deus como um todo. Essa manifestação especial é um sinal de avivamento. 

O livro de Neemias registra o grande avivamento que aconteceu com o povo de Deus após o tempo do cativeiro. Depois de um longo período de 70 anos de escravidão, o povo retorna para a terra de Judá e tem o grande desafio de se reestabelecer como a nação que Deus escolheu para proclamar o seu nome. Com o retorno das famílias para a sua própria terra e especialmente com a reconstrução da cidade de Jerusalém, era fundamental que o povo também restaurasse a sua vida espiritual de acordo com a vontade de Deus revelada nas Escrituras. Além do grande desafio de reconstrução do Templo e dos muros da cidade, havia também o grande desafio de buscar a Deus para viverem um novo tempo de avivamento. 

Nos capítulos 8 e 9 de Neemias, podemos observar o intenso desejo do povo de Deus em obedecê-lo integralmente, reestabelecer os atos de culto público, confessar os seus pecados e buscar arrependimento; dedicar-se ao ensino das Escrituras, manifestar louvores e adoração ao Senhor de todo o coração. Tudo isso são claros e evidentes sinais do mover do Espírito Santo na vida do seu povo. De acordo com essa passagem das Escrituras podemos resumir as principais características que marcaram o avivamento no tempo de Neemias. 

  1. Voltar ao ensino das Escrituras (Neemias 8.1-18): 
  • Viver em unidade de propósito (8.1);  
  • Dedicar tempo à leitura e aprendizado das Escrituras (8.3); 
  • Tempo de grande alegria (8.9); 
  • Motivo para festejar (8.10-18);  

As Escrituras são o firme fundamento para a vida dos filhos de Deus. É somente através do conhecimento bíblico que descobrimos a vontade de Deus e somos desafiados a colocar em prática os seus ensinamentos. A Bíblia é a nossa única regra de fé e de prática, isso quer dizer que nós cremos naquilo que ela ensina e procuramos fazer o que ela manda. As Escrituras devem moldar a nossa cosmovisão, transformar os nossos conceitos e verdades sobre todos os assuntos relacionados a vida aqui na terra, a salvação e ao conhecimento sobre Deus. Por isso, precisamos dedicar tempo à leitura, ao estudo e à prática dos ensinos bíblicos. Um verdadeiro avivamento é marcado pelo retorno ao ensino das Sagradas Escrituras. 

2. Buscar um verdadeiro arrependimento (Neemias 9.1-3):  

  • Dedicação à prática do jejum e confissão (9.1-3); 
  • Reconhecimento, confissão e abandono de pecados (9.2-3); 
  • Desejar intensamente a presença de Deus (9.3);  

O avivamento sempre é caracterizado por arrependimento e mudança. O impacto gerado pela manifestação do agir de Deus precisa ser seguido por quebrantamento e cultivo de um estilo de vida que demonstrem a real transformação, ou seja, frutos dignos de arrependimento (Mt 3.8). Um crente realmente avivado é aquele que tem coragem para obedecer a Deus, ser fiel no cumprimento da sua soberana vontade e perseverar até o fim. 

3. Manifestar adoração e louvores a Deus (Neemias 9.5-37): 

  • Declarar os grandes feitos do Senhor (9.5-15);  
  • Reconhecer que o juízo e a correção do Senhor são para o nosso bem (9.16-31); 
  • Confiar integralmente na fidelidade e na misericórdia do Senhor (9.32-37);  

Quando o povo de Deus se compromete a ter um estilo de vida que glorifica a Deus, é inevitável que os verdadeiros louvores fluam dos seus lábios. O avivamento gera o desejo no coração de cada crente de se dedicar à adoração comunitária juntamente com os outros irmãos na fé. Quando o Espírito Santo enche a vida do Seu povo, o resultado é a entrega voluntária e intensa dos nossos mais altos louvores a Deus, seja O exaltando por quem Ele é, seja reconhecendo e agradecendo os seus grandes feitos já realizados, ou seja, celebrando a nossa confiança de que Ele vai permanecer fiel e cumprir as suas promessas em nossas vidas. 

4. Permanecer fiel à aliança com Deus (Neemias 9.38) 

Avivamento é sempre um tempo de renovar o nosso compromisso de fidelidade com o Senhor que nos salvou. Deus fez uma aliança conosco por meio de Jesus Cristo e nos aceitou como seus filhos. Essa verdade precisa gerar em nós o senso de grande comprometimento de cumprir a missão de Deus custe o que custar. Temos a responsabilidade de continuar anunciando a morte do Senhor até que Ele venha (1Co 11.26). 

É muito bom olhar para história e notar que Deus sempre desperta grupos ou nações com um avivamento, seja para um despertamento missionário, para uma transformação moral e social, ou um retorno ao primeiro amor que realinha a vida da igreja como comunidade cristã.  

Assim como Deus fez no passado, queremos ver avivamentos acontecendo também em nossos dias. Queremos ver uma geração de homens, mulheres, crianças, jovens e velhos cheios do Espírito Santo transmitindo a tocha da fé para as próximas gerações. Busque avivamento para a sua vida, para a sua família, para sua igreja, cidade e nação. Grandes milagres acontecerão quando o Espírito Santo for derramado abundantemente sobre o seu povo.  

 – Pr. Adelchi Rangel – Pastor Auxiliar