Estudos e artigos

O AVANÇO DA IGREJA EM MEIO A PERSEGUIÇÃO

Ninguém gosta de ser perseguido, é claro! Ainda mais quando você está fazendo algo bom e pessoas se levantam para prejudicá-lo.

A perseguição pode ter diferentes motivações. Pode ser por inveja, por ideologia, por implicância, por maldade e, até mesmo, por uma questão de justiça.

Quando um criminoso foge, nada mais correto do que o perseguir, não é mesmo? Mas quando algo bom está sendo feito, por que adversários se levantam? Sem dúvidas, é porque o que está sendo feito vai contra os ideais dessas pessoas.

E quando falamos de cristãos e da igreja, certamente, a nossa reação frente à perseguição tem que ser diferente. A nossa retribuição jamais deve ser com a maldade com que somos atacados, devemos retribuir com bondade e amor.

No contexto de Atos 8, a perseguição não foi apenas contra as ideias ou uma simples manifestação contrária. Os crentes tiveram que fugir porque corriam risco de morte. Devemos nos lembrar que, em Atos 7, temos o registro da morte de Estevão a pedradas como resultado da perseguição.

Liberdade e paz social nem sempre são as melhores condições para o avanço da igreja.

Devido ao fato dos crentes serem perseguidos por causa do Evangelho, cresceu neles a convicção quanto à verdade da mensagem que carregavam, e um senso de urgência para a sua proclamação pulsou em seus corações. Assim está escrito: “… os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra” (At 8.4).

Em seguida (At 8.5-8), temos o registro de que Filipe pregou para uma multidão em Samaria e realizou curas e libertações. As pessoas creram e até mesmo um famoso bruxo chamado Simão foi batizado.

Devido ao resultado da pregação de Filipe, Pedro e João foram enviados à Samaria para cuidar dos que creram. E, no retorno, Pedro e João evangelizaram muitas aldeias de samaritanos (At 8.25). Depois, Filipe teve a oportunidade de pregar a um importante oficial da Etiópia (At 8.26-39), ele creu e foi batizado.

Após isso, Filipe retornou evangelizando todas as cidades até o seu destino (At 8.40).

O que vemos em Atos 8? A perseguição não parou a Igreja, mas potencializou o seu crescimento. Os que pregavam tinham autoridade e ousadia, pois estavam cheios do Espírito Santo. Sabiam que corriam riscos, mas para eles era mais importante obedecer a Deus do que aos homens (At 5.29).

Pr. Iury Guerhardt • Pastor Auxiliar

Quer saber mais sobre a revista de outubro? Clique aqui!