Menu

Pr. Jeremias

O ANO DO JUBILEU

“E apregoar o ano aceitável do senhor.” (Lucas 4.19)

O ano aceitável do Senhor apontava para o ano do jubileu. A cada 50 anos, de acordo com a orientação de Levítico 25.1-55, dívidas eram perdoadas, escravos eram libertos, prisioneiros soltos, terras voltavam aos seus donos originais, o povo perdoava todo ressentimento que havia sido mantido por muitos anos e era concedida uma nova oportunidade para recomeçar.

Isaías 63.1-3 aponta para a instauração do Reino por meio do Servo sofredor, o Messias, enviado por Deus que anuncia um período de salvação que propicia liberdade para prisioneiros e cativos. É o ano aceitável do Senhor, o “ano da liberdade” (Ez 46.17). É dia da salvação, o período da Graça.

Na sinagoga em Nazaré, Lucas 4.18-35, muitos séculos depois de Isaías, era chegada a plenitude dos tempos. O jovem carpinteiro Jesus lê as Escrituras e declara que Ele é o cumprimento dessa profecia de Isaías. A sombra da cruz já pairava sobre Jesus Cristo desde o seu nascimento. Ele sabia que haveria de cumprir aquela profecia com seu sofrimento e sua morte.

A cruz de Cristo informa, ensina e faz que todo ano seja ano do jubileu, até a sua segunda vinda. O sacrifício de Cristo na cruz cancela nossa dívida diante de Deus, perdoa nosso pecado, nos dá libertação, vitória sobre o Diabo e nos concede poder para perdoar: “E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz” (Cl 2.13-15).

Neste ano do jubileu da Oitava, vamos aproveitar o permanente jubileu que temos em Cristo Jesus e libertar pessoas, perdoando-as sem reservas, rompendo mágoas antigas e hostilidades que mantêm uma constante linha de conflito, culpas e incriminações.

Sugiro as seguintes ações de fé para celebrar bem o jubileu que temos em Cristo:

1. Aceite o perdão de Deus. Creia em Cristo e o confesse como Salvador e Senhor.

2. Peça perdão a todos aqueles a quem você magoou ou feriu.

3. Perdoe intencionalmente os que o trataram mal, difamaram, blasfemaram, amaldiçoaram ou compreenderam mal.

4. Perdoe-se. Considere que o Grandioso e Santo Deus já o perdoou em Cristo.

5. Abandone qualquer raiz de amargura que, porventura, você tenha contra Deus, e confie em sua soberania, seu amor, cuidado e governo sobre sua vida, sua história e família. Isso inclui sofrimentos, dores e perguntas sem respostas.

Se o seu jubileu em Cristo ainda não começou, que comece agora mesmo. Que o Senhor nos fortaleça para que sejamos pessoas perdoadas em Cristo e também pessoas que são perdoadoras.

Pr. Jeremias Pereira ∙ Pastor Titular