Estudos e artigos

NOVA VIDA SENDO IGREJA

1Pe 5.1-6

A nova vida em Cristo é maravilhosa, afinal, fomos aproximados de Deus, recebemos purificação dos nossos pecados, feitos filhos de Deus, recebemos uma viva esperança e aguardamos a volta de Jesus para desfrutarmos de novos céus e nova terra. Que maravilha!

Quantas bênçãos da nova vida, mas há outras bênçãos e princípios que são próprios de quem nasceu de novo, como o exercício correto da autoridade e a submissão das autoridades estabelecidas sobre nós.

A carta do apóstolo Pedro traz com insistência a palavra “submissão”. Submissão às autoridades (1Pe 2.13), aos senhores (1Pe 2.18), aos maridos (1Pe 3.1) e aos mais velhos (presbíteros). Fica claro que a nova vida em Cristo estabelece uma relação necessária e equilibrada entre autoridade e submissão.

Também há instruções para as autoridades no uso correto da liderança. Governos humanos devem exercer o seu papel com justiça, punindo quem pratica o mal e honrando os que praticam o bem (1Pe 2.14). Os maridos devem exercer autoridade em relação à esposa com amor, respeito, proteção e honra (1Pe 3.7). Presbíteros devem pastorear o rebanho de Deus com boa vontade, com desejo sincero de servir, sendo exemplo para o rebanho (1Pe 5.2-3).

Assim, como crentes, estando na posição de autoridade, devemos usá-la para servir; estando na posição de submissão, deve respeito e obediência. Aplicando na vida da igreja, temos liderança (presbíteros) e liderados (jovens). Há promessa para os líderes de acordo com o coração de Deus: uma coroa gloriosa que nunca perde o seu brilho (1Pe 5.4). Há promessa para quem se submete: Deus concede graça aos humildes e os exalta em tempo oportuno (1Pe 5.5-6).

Ora exercemos autoridade, ora nos submetemos. Que em todas as posições, honremos ao nosso Senhor Jesus Cristo.

Pr. Iury Guerhardt • Pastor Auxiliar