NO AR: OITAVACAST

Basta abrir a página inicial do YouTube – maior plataforma de vídeos do mundo – para receber uma enxurrada de sugestões de trechos de podcasts. São os chamados “cortes”, cada vez mais assistidos e compartilhados. Já existem, inclusive, inúmeros canais dedicados exclusivamente ao recorte e à postagem desses vídeos. Mas antes mesmo de se popularizarem no YouTube, os podcasts faziam a cabeça da galera nos aplicativos de streaming de áudio, como Spotify e Deezer. E hoje, para se ter uma ideia, o Brasil ocupa a 5ª colocação no ranking mundial de crescimento na produção de podcasts*, sendo o 3º país que mais consome esse tipo de conteúdo em todo o planeta, com mais de 30 milhões de ouvintes**.

Contemporânea que é, a Oitava aproveitou esse boom dos podcasts e lançou, agora em julho, o OitavaCast, nosso programa semanal de entrevistas veiculado nas principais plataformas de streaming de áudio e no YouTube. Gravado em um estúdio em Belo Horizonte, o podcast é apresentado por Glauber Laranjo (34), membro da igreja e idealizador do projeto. Até o fechamento desta edição, já foram ao ar três episódios: 1º- com o vereador Ciro Pereira; 2º- com a cantora Gabi Sampaio; 3º- com Olindo Batistelli, empresário e presbítero da Oitava. E para compreendermos melhor toda essa produção, batemos um papo com o Glauber, que contou como a ideia surgiu e falou sobre seus principais objetivos e motivações. Confira:

Primeiramente, gostaria que você falasse um pouco sobre sua relação com a Oitava Igreja.

Eu cresci dentro da Oitava. Desde o berçário meus pais, Pb. Renato e Célia Laranjo, frequentam a Oitava e me levavam, na época no templo da Rua Itamogi. Então, vivemos todo o processo dos anos 90 para cá. Já servi como Diácono Mirim, no primeiro formato do Culto Infantil; como líder de UPA’s (I e II) e de Mocidade. Fui eleito diácono com 20 e poucos anos e pouco depois me mudei para São Paulo, para assumir um cargo de concurso público. Morei oito anos em São Paulo (SP) e um ano em Porto Alegre (RS), retornando para BH em 2020.

Como surgiu a ideia de criar um programa de entrevistas da Oitava?

Surgiu de um desejo de voltar a servir na Oitava após meu retorno a BH, com as mudanças de realidades que surgiram com a pandemia. Somado a isso, eu tinha um sonho de ter alguma plataforma cristã que comunicasse com as pessoas sobre temas diversos. Quando ouvi a história de vida de uma preletora convidada na Conferência Missionária de 2021, fechei a ideia do OitavaCast, para criar um espaço onde pudéssemos ouvir as histórias de vida de cristãos relevantes.

E quanto ao slogan: “Sem perder o foco”, o que ele representa?

O slogan veio de forma espontânea, na apresentação da ideia para o Pb. Wellington [Coordenador de Comunicação]. Durante a minha fala, disse que a ideia era contar as histórias das pessoas, e como Cristo agiu em cada uma dessas histórias, com o intuito de testemunhar aos “de dentro” e alcançar os “de fora”. Ou seja, “sem perder o foco no principal, a centralidade de Cristo nisso tudo”. Quando terminei, o Pb. Wellington só resumiu a minha fala, criando o slogan.

Nesta primeira temporada, o foco principal é alcançar aqueles que ainda não conhecem ou não se entregaram a Jesus. Temos orado para que as histórias destes convidados cheguem, primeiro, por seus nomes, mas que a marca deixada ao final nos ouvintes seja aquela deixada por Cristo. O diferencial é este: mostrar como Jesus mudou cada uma dessas histórias, em momentos e de formas diferentes, e que Ele pode mudar a sua também.

Como está sendo apresentar o programa? Você já tinha tido alguma experiência semelhante?

Nunca tive nenhuma experiência anterior parecida. Por mais que as lideranças que já exerci tenham sido abrangentes, em nenhuma delas tive um contato relevante com câmera e microfone. Então, esse foi um grande desafio inicial, pelo receio da novidade. Mas eu tinha que fazer acontecer, então, vai com medo mesmo! E tem sido uma experiência incrível. Tanto pelo aprendizado de atuar com áudio e vídeo, mas especialmente pelo privilégio de ouvir tantas histórias lindas e emocionantes, que estão me fazendo crescer e fortalecer a minha fé.

Qual entrevistado mais te surpreendeu até agora, e por quê?

Atualmente, já gravamos com seis convidados e temos outros cinco agendados. São muitas histórias boas! Seria difícil escolher a mais surpreendente. Porém, eu diria que todas elas têm pelo menos um fato muito surpreendente!

O que podemos esperar dos próximos episódios do OitavaCast?

Os próximos episódios trarão revelações inusitadas e muita emoção! Deus tem feito grandes coisas na vida de cada um dos nossos convidados. E testemunhar isso tem sido maravilhoso. Gostaria de convidar a todos para acompanhar o nosso OitavaCast. Você será edificado e poderá ajudar a alcançar quem ainda não se entregou a Cristo. Então, assista, curta os vídeos e compartilhe com todos os familiares e amigos. Nos ajude a alcançar “os de fora”. Que Jesus te abençoe!

Acesse aqui à playlist do OitavaCast no nosso canal do YouTube e apoie essa iniciativa! Toda sexta-feira, por volta das 08h, tem episódio novo no ar. Então, fique ligado e não perca nenhuma entrevista!

*Conforme pesquisa recente do Ibope em parceria com a Globo;

**De acordo com um estudo realizado pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Statista e Ibope.