Menu

Notícias

NATAL EM FAMÍLIA

Se tem um feriado que logo pensamos em passar com a família, é o Natal. A decoração natalina, todo mundo reunido e uma mesa farta são alguns dos elementos que vêm à nossa mente ao pensar nessa data. Para aquelas pessoas que moram longe da família, o Natal se torna ainda mais especial, pois é uma grande oportunidade para novamente se encontrarem. 

É o caso da Camila Kümmel Duarte (36), membro da Oitava. Natural de Rio Grande, município no Rio Grande do Sul, Camila se mudou para Belo Horizonte em março de 2018, para agarrar a chance de lecionar na UFMG, a Universidade Federal de Minas Gerais. Professora no departamento de nutrição, ela confessa que a mudança lhe causou um misto de sentimentos, foi “uma vinda de muita alegria, claro, por ter sido aprovada no concurso, mas também com a certeza de que seriam muitos desafios”.

O apoio da família foi fundamental para Camila vir para a capital mineira com tranquilidade, sabendo que tinha o suporte e a bênção deles. Ela conta que mantém contato constante com os familiares (mãe, irmãs e sobrinhos) e afirma ser um privilégio celebrar o Natal junto deles. “É sempre bom estar junto, eu gosto muito. A gente cresce quando se encontra, sempre são momentos de edificação e crescimento. E Natal, especificamente, é muito bom porque podemos comemorar o nascimento do nosso Salvador e a Vida d’Ele em nós. Então, eu acho que é um momento muito importante de estar com a família”, comenta. 

A distância a faz valorizar muito mais os raros e preciosos momentos em que estão reunidos. E se não tivesse esse privilégio de viajar e encontrar seus parentes, ela garante que acharia amparo na família da fé.Um dos motivos que fiquei na Oitava foi realmente me sentir acolhida, me sentir parte da grande família de Cristo. Por mais que seja uma igreja grande, ela tem essa característica muito acolhedora”, diz.  

Após quase cinco anos vivendo longe de casa, o Natal ganhou um novo significado para Camila. “Pensando nas pessoas que moram longe da família, o Natal é um momento em que a família da fé é muito importante, em que temos que estar com os nossos braços estendidos para acolher os irmãos que precisam. Não é fácil estar longe, dá muita saudade”. 

Faltam poucos dias para o reencontro dos Kümmel. Em breve, Camila estará desembarcando em sua terra natal, com as malas abarrotadas de presentes e o coração repleto de amor. 

Camila, sua mãe, irmãs, cunhados e sobrinhos reunidos no Natal de 2018.

Celebre o Natal em seu lar! Seja em sua família de sangue ou de consideração, comemore a data sem esquecer seu verdadeiro sentido: o nascimento de nosso Senhor Jesus Cristo, o Salvador. Reconhecer essa verdade pressupõe um discernimento de que precisamos ser salvos e, como escreve o teólogo e pastor batista John Piper*, antes de tudo precisamos meditar “sobre o fato de que precisamos de um Salvador. O Natal é uma acusação antes de se tornar um deleite. (…) Se você não precisa de um Salvador, não precisa do Natal. O Natal não terá seu efeito pretendido até que sintamos desesperadamente a necessidade de um Salvador.”.  

Que neste Natal Deus desperte em nós o reconhecimento do quanto carecemos da salvação divina. Feliz Natal!  

*Boas-novas de grande alegria: 25 devocionais para o Natal; John Piper, Editora Fiel, 2021.