Menu

Notícias

NÃO CONSIGO PERDOAR. O QUE FAZER?

“‘Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?’ Jesus respondeu: ‘Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete’” (Mt 18.21-22). Esse é, certamente, um dos diálogos mais conhecidos das Escrituras. Pedro, discípulo de Jesus, foi o autor da pergunta. Seu questionamento ecoa até hoje, haja vista que dia após dia nos vemos em situações nas quais o perdão se apresenta como solução.

Para colocarmos o perdão em prática, entretanto, é necessário compreendermos seu real significado. E, para nos ajudar nessa missão, convocamos o Pr. Adelchi Rangel e o Lic. Léo Lobo, que esclareceram o tema e deram instruções de como liberar o perdão:

“Em primeiro lugar, lembre-se que perdoar é uma decisão. É um ato consciente de cancelar a dívida de quem lhe cometeu algum engano, prejuízo, ofensa ou qualquer agressão – seja física, verbal ou emocional. Perdoar não é esquecer. A gente vai lembrar daquilo que os outros cometeram, por isso precisamos aprender a lidar com nossos sentimentos. Perdoar envolve certa dose de sofrimento, pois você terá que abrir mão do seu direito em função do outro, em função daquele que te prejudicou. Aquele que decide perdoar precisa estar pronto a sofrer o prejuízo, sofrer o estrago – talvez irreparável -, e lutar contra o desejo de vingança.

A solução é: pedir ajuda ao Senhor Jesus. Ele é o grande perdoador. Ele perdoou todos os nossos pecados. Ele estava sempre pronto a perdoar os pecados dos outros. Então, peça ajuda a Jesus, que certamente Ele vai te fortalecer para perdoar os outros.” (Pr. Adelchi Rangel)

“Perdão é uma coisa que todo mundo quer receber, mas na maioria das vezes temos pouca disposição para dar. Até porque nós não conseguimos produzir perdão de nós mesmos – só o Espírito Santo pode produzir isso em nós. O perdão não é um sentimento; perdão é uma ordenança. O Senhor nos ordena a perdoar, pois isso faz bem a quem perdoa – o perdão não faz bem só para quem é perdoado.

Nós precisamos pedir ao Espírito Santo para nos ajudar e quebrantar nosso coração. Porque, se não por Ele, pode ser que não consigamos perdoar como Jesus nos perdoou e nos perdoa até hoje. Ele nos chama a perdoar sempre.” (Lic. Léo Lobo)

Agora que você tem mais informações sobre o perdão, que tal começar a praticá-lo ainda hoje? Se necessário, releia as instruções acima. Não deixe que o rancor e a falta de perdão atrapalhem sua vida e sua comunhão com o Senhor Jesus.