Menu

Pr. Jeremias

NÃO ALIMENTE A PREOCUPAÇÃO

É difícil viver sem um certo grau de ansiedade e preocupação, não é mesmo?! Preocupamo-nos com filhos, contas que chegam todo mês, casamento, solteirice, emprego, dinheiro, saúde, queda de cabelo e rugas que aparecem na face.

Muitas vezes ficamos preocupados com coisas que jamais acontecerão. Em outras ocasiões, encontramo-nos preocupados com coisas que já aconteceram. E nós sabemos que não podemos mudar nada no passado. Ficamos acusando-nos com o famoso “e se eu tivesse… e se alguém… e se não tivesse acontecido isso ou aquilo”. Isso pode ter um efeito destrutivo: roubar a paz, tirar o sono, a tranquilidade, trazer depressão, amargura, ter uma conversa sempre negativa e minar a fé e confiança no Senhor.

Li em algum lugar que, na verdade, a preocupação é um ato de meditação. Quando nos preocupamos, colocamos nossa atenção e energia nos problemas e não no Senhor. Focalizamos nossa mente naquilo que deu errado ou que pode dar errado e não nas possíveis soluções. Mantemos nossa mente e nosso papo interior nos problemas, e aí eles se tornam maiores do que realmente são. Os problemas tornam-se maiores que as promessas do Senhor e que o próprio Senhor. E assim alimentamos a “Dona preocupação”.

Como quebrar esse hábito de meditação negativa?

Para problemas complexos não existem soluções simples. Mas uma pequena dica é trocar a meditação nos problemas pela meditação nas promessas bíblicas e no caráter generoso do Eterno!

Sem se enfraquecer na fé, ele considerou o seu próprio corpo já amortecido, tendo quase 100 anos [reconhecer a realidade, não é, necessariamente, ficar preocupado] e a velhice de Sara, contudo, à vista da promessa de Deus, não vacilou por desconfiança, mas se fortaleceu na fé, dando glória a Deus.” (Romanos 4.19-20)

O Senhor Jesus disse que, por mais ansioso que alguém esteja, essa pessoa não pode acrescentar uma hora, um minuto, um simples segundo ao curso de sua vida.

Portanto, alimente sua fé, e a preocupação morrerá de fome. Encha seu coração de gratidão, e a preocupação morrerá de fome. Declare sempre a soberania e controle do Eterno sobre cada situação e circunstâncias da vida, e a preocupação morrerá de fome.

Evite meditar naquilo que lhe causa dor emocional, medo, irritação e insegurança, e a preocupação morrerá de fome. Pregue para si mesmo as santas promessas do Senhor, e a preocupação  morrerá de fome.

Conte a Deus seus temores e pesares, e a preocupação  morrerá de fome. Louve em voz alta quando tudo parecer estar errado, e a preocupação morrerá de fome. Medite mais nas palavras de Deus do que nas notícias ruins que você ouve e vê, e a preocupação morrerá de fome. Evite alimentar a ansiedade e a preocupação.

Deus está no controle de todas as coisas e o futuro de todo aquele que crê em Cristo sempre será melhor. Enfrente a ansiedade com a oração persistente e perseverante. A oração persistente revela ao Senhor o quanto estamos interessados naquele assunto.

A oração persistente nos revela o que o Senhor pensa sobre aquilo que tanto insistimos. A oração persistente nos faz ver o que chamaríamos absurdamente de “mudanças em Deus”.

A oração persistente nos faz enxergar que grandes mudanças o Senhor fez em nós enquanto repetíamos aquele ou aqueles intensos pedidos de oração. Muitas orações persistentes serão respondidas à próxima geração de crentes ou com a vinda do Senhor.

Muitas orações persistentes terão respostas, possivelmente ainda hoje. Leia o Salmo 57.

– Pr. Jeremias Pereira – Pastor Titular