Estudos e artigos

MOISÉS – VIVA UMA HISTÓRIA DE LIBERTAÇÃO

Um dos períodos mais traumáticos da história do povo de Israel foi quando ficaram por, aproximadamente, 400 anos no Egito, e depois, sob a liderança de Moisés, ficaram mais 40 anos no deserto, até que finalmente puderam entrar na terra prometida.

Um breve resumo da história nos revela que o povo que foi chamado ao Egito como convidado, vai aos poucos se tornando escravo daquela nação. A opressão era tão grande, que o povo clama pelo socorro de Deus.

O improvável acontece. Um pastor de ovelhas que havia sido príncipe do Egito é chamado aos 80 anos de idade para libertar aquela grande nação da opressão egípcia. Moisés se encontra com Deus, conhece Seu poder e, mesmo diante de uma resistência inicial, aceita o desafio de ser o libertador de seu povo.

Mas essa é a história de Israel, e o que me importa neste momento é falar sobre a sua história. Você precisa de libertação em alguma área da sua vida? Há algum pecado que você deseja abandonar? Há uma opressão espiritual sobre sua vida? Há algum trauma do passado que precisa ser superado?

Perceba que temos ao nosso redor muitas cadeias que podem, por vezes, nos aprisionar e nos impedir de avançar. Vejamos algumas lições que podemos aprender com Moisés:

1) A libertação pode acontecer em qualquer etapa da sua vida: Moisés tinha 80 anos de idade quando foi chamado por Deus. Nunca será cedo ou tarde demais para você iniciar um processo de libertação;

2) A libertação só acontece mediante a presença de Deus: Moisés tentou ser o libertador usando a força de seus braços, e o resultado é que ele cai de príncipe do Egito para pastor de ovelhas em Midiã. Somente após um encontro pessoal com Deus foi que Moisés se tornou capacitado a ser o libertador. Você precisa ter esse encontro com o Pai;

3) É normal acharmos que vamos fracassar: Moisés conhecia sua história passada e sabia muito bem quais eram as suas limitações. Porém, Deus mostra a ele que agora a história será diferente, pois Ele o capacitará. Não confie em suas forças, mas acredite no que Deus pode fazer, até mesmo com suas fraquezas;

4) Entenda que a libertação é um processo: obter uma vitória contra algo que o escraviza há muitos anos pode acontecer de forma rápida ou demorada, mas se não começar agora, ficará mais longe ainda. Moisés foi se conhecendo, conhecendo a Deus e conhecendo seu povo ao longo da caminhada. Alguns dias foram mais fáceis, outros mais difíceis, mas todos eles estavam sob o controle do nosso Deus. Entenda o processo e confie que Deus deseja sempre o melhor para você;

5) Uma libertação pessoal pode trazer um benefício coletivo: a partir da sua decisão, sua família, sua empresa, sua igreja e seus amigos podem ser beneficiados. Entenda que a sua escravidão não é individual. Muitas pessoas são tragadas junto com você. Mas o inverso também é real. Muitos são transformados por meio da sua verdadeira e total libertação.

Não tenha medo de olhar para dentro e descobrir uma caixa de horrores. Apresente cada prisão a Deus e seja liberto em todas as áreas que até hoje o impediram de viver o melhor de Deus em sua vida.

Pr. Eduardo Borges – Pastor Auxiliar