UM DOUTOR CHAMADO GOOGLE
jan
- blog
- Nenhum comentário
Você já pesquisou informações sobre alguma doença na internet? Ou até mesmo buscou um “diagnóstico online” a partir de seus sintomas? Saiba que isso é muito comum, mas nem sempre seguro.
Frequentemente, o receio de estar enfermo, a procura por tratamentos ou a explicação do que causou a doença, nos faz recorrer a um “plantão à nossa mão”, também chamado de Dr. Google.
Uma pesquisa realizada recentemente por uma empresa relacionada à conteúdos digitais sobre saúde, o Minha Vida, revelou que 94% dos participantes buscam informações sobre a saúde na internet. Entre eles, os mais jovens são a maioria.
O site de buscas mais popular da internet, o Google, criou em 2016, em parceria com um hospital paulista, uma ferramenta que esclarece as dúvidas sobre centenas de doenças, a partir de quadros informativos que aparecem à direita da página, quando o internauta busca detalhes sobre a doença.
Um mecanismo válido, mas que não substitui a consulta com o seu médico. Por mais que as informações da web eliminem dúvidas superficiais, é indispensável o agendamento de uma conversa com um médico especialista.
Nos casos em que apenas um exame poderá confirmar a doença, somente o médico poderá requerer e analisar os resultados. Algumas pessoas, ainda, apresentam quadros de hipocondria, quando acreditam estar doentes, mas não estão, e podem ficar ainda mais angustiadas com a lista de sintomas de uma doença pela internet.
Por isso, depois de pesquisar sobre alguma doença na web, agende uma consulta com o seu médico para um diagnóstico válido e nunca se automedique. Use a internet a seu favor e cuide bem da sua saúde.
Aqui na Oitava nós temos um Ministério que cuida da saúde física dos irmãos, durante as programações da igreja. Em caso de dúvidas ou emergências durante os cultos, procure um profissional do Ministério Monte Sinai.