Novembro Azul
nov
- blog
- Nenhum comentário
“Não vou ao médico porque não tenho tempo”. “O trabalho me ocupa o dia todo”. Essas são frases comuns vindas do público masculino quando questionados sobre a causa de não procurarem orientação médica para cuidarem de sua saúde. Baseado nisso, o Ministério da Saúde, há vários anos, criou o NOVEMBRO AZUL, cujo objetivo principal é divulgar quais as formas de prevenção do Câncer de Próstata, que faz parte do sistema reprodutor masculino, uma vez que esse tipo de câncer acomete quase 500.000 homens por ano, só no Brasil.
O diagnóstico é realizado no Brasil de duas formas: pelo toque retal e pelo exame de sangue, verificando o valor do PSA (que é uma enzima produzida pela próstata). Isso precisa ser realizado anualmente em homens com mais de 45 anos, ou antes, caso tenha algum parente próximo (pai, irmãos, tios paternos) já diagnosticado com essa doença. É importante ressaltar que o PSA elevado não significa a presença do Câncer, pois ele pode se elevar em caso de infecções também. Daí a necessidade de buscar a ajuda do Urologista, médico especialista nessa área. O toque retal também é muito importante, porque a próstata é um órgão de consistência mole e o médico percebe qualquer endurecimento durante o exame.
Em sua fase inicial, esse tipo de câncer não apresenta nenhum sinal ou sintoma ou, às vezes, pode manifestar dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Na fase avançada, pode provocar dor nos ossos e sintomas urinários mais graves, como infecção generalizada ou insuficiência dos rins. Por isso a necessidade de buscar ajuda médica no início de qualquer alteração percebida por você, homem.
A indicação do tratamento vai ser avaliada pelo urologista, baseado nesses e outros exames complementares que ajudarão na melhor conduta e serão discutidos individualmente com cada paciente.
Os profissionais de Saúde do Ministério Monte Sinai estão à disposição para mais esclarecimentos e queremos incentivar a todos os homens a cuidarem do seu corpo, pois ele é o Templo do Espírito Santo!
Imagem: Internet
Denise Nascimento
Enfermeira voluntária – Ministério Monte Sinai