Menu

Blog

Um sublime recado acerca de algo igualmente sublime: o Louvor e a Adoração

22
jan
  • Blog
  • Nenhum comentário

Quando se trata de louvor e adoração, a afirmação é unânime, quase que um consenso: se não o único, é um dos mais antigos ministérios que se tem registro, biblicamente falando, pois a música já existia antes mesmo da Criação (do mundo). Tem sua origem no próprio Deus, e para sua própria glória e exaltação. Os anjos que o digam. Claro, ainda que não concebido como tal, ou seja, como ministério conforme assim hoje o vemos, é fato que a música já existia quase que por si mesma e para um fim bem específico que não o entretenimento, a descontração, e até mesmo o relaxamento. Era (e deve ser ainda hoje) algo bem mais sublime, haja vista que ela é eterna.

Cientes disso e imbuído por assim dizer dessa missão de fazer conhecido, pela própria música, o nome e os feitos de Deus, seja em caráter de gratidão, exaltação ou clamor, o Ministério de Louvor tem atuado na igreja e mesmo fora dela. Seja por meio dos grupos que nela ministram a cada evento ou culto, e também por meio do coral. E para dar cabo dessa desafiadora, mas gloriosa missão, recorre-se ao que é necessário, para que a missão seja cumprida em excelência. A profissionalização é uma das alternativas. Até mesmo porque quando se trata de música na igreja e/ou fora dela, ainda mais quando se canta a fé e o evangelho, quanto mais profissional se é, melhor. Pois diante de algo tão sublime como a música enquanto ministério, amadorismo não cai nada bem, a despeito das melhores intenções de quem nela se ingressa. Os ensaios do que vai ser ministrado pelos vários grupos de louvor e adoração existentes hoje na Oitava também são importantes nesse contexto.

Em razão das muitas atividades, que não só os cultos, da Oitava Igreja nesse último ano de 2012, foi grande a atuação do Ministério de Louvor. Aliás, diga-se de passagem, tem sido assim desde que o Ministério existe na igreja. Cabe aqui ressaltar a colaboração em parceria da equipe técnica, com o pessoal do som, que disponibiliza toda uma estrutura à altura par que tudo aconteça. Seria inviável e impraticável a ação  acaso do Ministério sem essa ajuda. Considerando também que 2012 foi o “Ano do Cuidado”, foi visível o amparo celestial e ainda por parte da própria igreja, por meio da Liderança e da multiplicidade de seus ministérios, nesse quesito música. A oração foi o ponto de partida e chegada para tudo. E  assim tem sido. Considerando que justo por aquilo que ela representa por aquilo que ela é e carrega em si, a música por meio da qual o Ministério de Louvor e Adoração trabalha é um dos ministérios também mais bombardeados no que diz respeito a ação das trevas. E não foram poucos os ataques e contrataques do inimigo, seja numa ação direta contra os ministros ou indireta e velada contra os grupos na clara intenção de causar discórdias e divisões. Não fosse  sim toda a cobertura e intercessão da igreja e de familiares envolvidos, dificilmente se resistiria.

Estamos todos agora sob um ar de renovação. Isso porque para nós da Oitava Igreja esse é o ano tido como “O Ano da Renovação”. E entenda-se aqui renovação no sentido mais amplo possível que não apenas a espiritual, ainda que essa seja a primeira e a principal que deva acontecer em nossas vidas. E em razão disso, é nossa oração e nosso grande desejo que experimentemos todos essa renovação, seja enquanto ministério ou individualmente, para que o fogo do Espírito continue sempre aceso no altar dos nossos corações. Continuamos contando com o apoio e as orações de toda a igreja, de cada membro, de cada crente. Pois cremos que se o louvor tem sim esse potencial de tocar os céus, a oração e a intercessão parece ir mais além: toca o Trono. Pois assim está registrado: “Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: ‘Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito.’” (Isaías 57.15 – NVI)

Vivamos sim essa renovação em plenitude e graça divinos. Seja essa renovação experimentada pelo próprio poder do louvor e da adoração, focados, claro, unica e exclusivamente na Pessoa de Deus, ou pela oração e intercessão, que igualmente traz em o Céu à Terra.
Em amor, com Cristo. Na convicção e determinação de que estamos no caminho, em caminho, a caminho, para o que é sublime, eterno. Como a música, o louvor e a adoração o são.

Ministério de Louvor & Adoração
Liderança

(Por Marcelo Ferreira/Jornalista – comunicacao@oitavaigreja.com.br)