Menu

Estudos e artigos

MARIA MADALENA: RESTAURAÇÃO E MISSÃO

Lucas 8.2 e João 20.11-18 

Muitas pessoas ao longo da História se tornaram exemplos de superação e confiança em Deus a despeito das circunstâncias. Na narrativa bíblica vemos , que mesmo perdendo seus filhos e tudo que tinha, permaneceu fiel ao Senhor. Outro exemplo é o da menina escrava na casa de Naamã, que apesar de estar sendo escravizada em uma terra estranha e por um povo inimigo, conservou sua fé, a ponto de dizer que em Israel havia um profeta que poderia curar Naamã pelo poder do Senhor.  

Quando olhamos para os dias atuais, temos um grande exemplo de que o Senhor continua agindo e restaurando pessoas. Esse exemplo é do evangelista e palestrante Nick Vujicic, que, devido a uma síndrome rara, nasceu sem as pernas e os braços. Nick teve uma infância difícil com sua família na Austrália, sendo impedido de ingressar na vida escolar em seus primeiros anos; e depois, já na escola, sendo alvo de bullyng pelos colegas.  

Toda essa situação aliada à sua deficiência fez que Nick entrasse em uma depressão, a ponto de pensar em acabar com a própria vida. Em seus dias mais sombrios, Nick teve um encontro com o Senhor Jesus que mudou sua história, restaurando sua vida e lhe dando uma missão que ele nunca imaginou. Nick se tornou um palestrante internacional e fundou uma associação para ajudar pessoas em condições parecidas com a sua. Nick é um grande exemplo de como o nosso Deus é poderoso para mudar histórias e dar propósito para nossa vida.  

Na narrativa dos evangelhos encontramos uma personagem que também teve um encontro transformador com o Senhor Jesus. Em Lucas 8.2, somos informados de que algumas mulheres participavam ativamente no ministério de Jesus, o acompanhando e ajudando no sustento tanto de Jesus quanto de seus discípulos. Uma dessas mulheres era Maria Madalena, que o texto nos conta que foi liberta de sete demônios. Maria teve sua vida transformada – de uma mulher marginalizada e possessa por espíritos malignos, se tornou uma seguidora de Jesus.  

Alguém sem esperança e propósito teve sua vida restaurada e recebeu uma missão extraordinária: seguir o Mestre, auxiliar em Seu ministério e, como ficamos sabendo pelo texto de João 20.11-18, ela também teve o privilégio de receber a notícia da ressureição de Cristo em primeira-mão e de anunciá-la aos demais discípulos 

Olhando para a história de Maria Madalena, vemos como o Senhor nos restaura e nos dá propósito: 

  1. Em Cristo, temos restauração 

A verdade é que, assim como Maria Madalena, todos precisamos ser libertados pelo Senhor Jesus. Sem Cristo, somos alvos fáceis para as artimanhas de Satanás e seus demônios. Nossa carne e pecado, além das pressões deste mundo maligno nos oprimem a ponto de sermos escravizados por aquilo que achamos ser bom e proveitoso. As paixões mundanas, desejos pecaminosos, a busca cega por dinheiro e poder. Armadilhas que nos aprisionam a uma vida medíocre e sem propósito verdadeiro. O fato é que, o homem sem Deus nunca está satisfeito e por isso sua vida está sempre quebrada, como se faltasse algo.  

O que precisamos é de um Deus que nos restaure. Maria Madalena teve um encontro com esse Deus. Foi liberta do julgo de Satanás, teve sua vida restaurada e enfim pôde se ver livre daquilo que a aprisionava e oprimia. Não há outro lugar senão aos pés da cruz de Cristo que podemos correr para sermos libertados. Não há outro Deus, ou outro poder que possa mudar nossa história. Jesus é o Deus da restauração. 

2. Em Cristo, temos verdadeira missão 

A sociedade e os valores deste mundo tentam nos forçar a acreditar que a vida só faz sentido se formos ricos e tivermos todos os nossos desejos realizados. Diversas listas do que se fazer até os 20, 30, 50, 70 anos. Mas tudo não passa de engano e mentira. O homem só encontra plena satisfação em seu Criador. Fomos criados por Deus e só somos completos n’Ele. 

Maria Madalena não foi simplesmente restaurada e deixada de lado. Jesus lhe deu propósito e missão. Além de segui-lo e ajudar Seu ministério financeiramente, vemos em João 20.11-18 que Maria Madalena recebeu a missão de avisar aos discípulos que Jesus havia ressuscitado e que subiria ao Pai. Que privilégio maravilhoso Maria recebeu! Ver o Senhor ressurreto e ainda anunciar isso aos seus discípulos!  

Nossa história tem propósito. Não somos frutos do acaso ou de um acidente de percurso. O Senhor nos chama para uma missão, a de glorificar e exaltar o Seu nome entre as nações, proclamando o Evangelho da graça, pelo qual todo aquele que crê tem sua vida restaurada pelo Senhor Jesus.  

Conclusão 

Maria Madalena, ao ser restaurada por Jesus e receber uma missão de testemunho, nos inspira a também buscar a restauração que só o Senhor Jesus pode nos dar e a cumprir a missão de proclamar as boas-novas do Evangelho. Que a restauração e a missão que Maria Madalena recebeu sejam um testemunho do poder transformador da graça de Cristo em nossas vidas.  

 

– Lic. Fernando Guedes – Licenciado