Menu

Pr. Jeremias

LIÇÕES NA VIDA DE LIA, PRIMEIRA MULHER DE JACÓ

Gênesis 29-30

AS DORES POR CAUSA DA APARÊNCIA FÍSICA 

Lia: os olhos baços; a filha mais velha de Jacó; suaves olhos azuis, que naquele tempo eram vistos como um defeito.  

Raquel: bonita, bem favorecida, aprazível em forma, extrovertida. Jacó a escolheu pela aparência. Apenas pela aparência.  

 

O ABUSO E A MANIPULAÇÃO DO PAI 

O casamento de Lia Lia era a filha mais velha, e seu pai a usou. Manipulou-a. Abusou dela, emocionalmente falando.  

A festa do casamento – Todos estavam arrumados. Banquete. E depois do banquete o pai levava a moça à tenda do marido. Jacó teve uma noite de amor com Lia. Celebrou com alegria. Pela manhã, ao olhar para sua jovem esposa, uma decepção: não era Raquel. Lia fora rejeitada. O pai (Labão) a usou para obter lucro, apenas para obter lucro. 

 

A REJEIÇÃO DO MARIDO 

A Bíblia diz que Jacó amava mais a Raquel do que sua irmã, Lia. Gênesis 29.31 diz que Lia era desprezada. Vítima de um casamento infeliz. Não se sentia amada em seu casamento. 

Deus a abençoou com filhos, cujos nomes demonstram fé, confiança e esperança no Senhor. Naquele contexto, ter filhos era ser honrada. Mas Deus estava ciente de sua situação infeliz, compadecendo-se dela. “Quando o Senhor viu que Lia era desprezada, abriu a sua madre; porém Raquel era estéril.” (Gênesis 29.31) 

Os filhos de Lia – seus nomes demonstram fé, confiança e esperança no Senhor – Lia não foi negligenciada nem deixou de ser amada por Deus. Ele a recompensou com as crianças, que significavam grande honra para uma mulher naquela época. Os nomes que Lia posteriormente escolheu para seus filhos demonstraram que ela tinha fé, confiança e esperança em Deus. 

1º- Ruben: Então Lia concebeu e deu à luz um filho e chamou o seu nome Rúben [que significa: “Veja, um Filho”]; pois disse: ‘O Senhor certamente atendeu à minha aflição. Agora, pois, meu marido vai me amar.’” (Gênesis 29.32).  

Deus se atenta à aflição e ao sofrimento das mulheres que n’Ele têm fé. Lia   esperava que seu marido passasse a amá-la, pois ela lhe dera seu filho primogênito. Ela acreditava que Jacó pararia de ignorá-la. 

 

2º- Simeão: Deus abençoou Lia novamente. “Então ela concebeu outra vez e teve um filho, e disse: ‘Porque o Senhor ouviu que eu era desprezada, e deu-me também este filho. E chamou o seu nome Simeão (que significa: Ele ouviu).’” (Gênesis 29.33). Lia tinha fé que Deus ouviu e Se atentou para sua situação, dando-lhe esse segundo filho. Ela ainda era a única mãe dos filhos de Jacó. 

 

3º-  Levi: No versículo 34, (Lia) “De novo concebeu e deu à luz um filho, e disse: ‘Agora desta vez o meu marido vai ficar ligado a mim, porque já lhe dei três filhos. Portanto, seu nome foi chamado Levi, que significa ‘ligado’”. Lia tinha ciência de que Deus a estava ajudando e, por causa dos três filhos, imaginava que Jacó ficaria ainda mais ligado a ela.  

 

4º- Judá: E concebeu outra vez e teve um filho, e disse: ‘Agora eu vou louvar ao Senhor’. Por isso lhe chamou Judá. Então ela parou de dar à luz.” (Gênesis 29.35). Lia estava tão alegre por causa de seu quarto filho que o nomeou “louvor”. 

Sempre devemos louvar a Deus pelas bênçãos. Lia deu a Deus o crédito de toda sua felicidade e alegria, louvando-o. Isso nos diz muito sobre o estado mental de Lia naquele momento. As coisas tinham mudado para melhor! Ela conferiu este maravilhoso nome (louvor) a seu filho Judá, o que se tornou uma bênção profética para ele.  

No final da vida de Jacó, observe a bênção que ele pronunciou sobre Judá: “Você é aquele que seus irmãos louvarão. Sua mão será sobre o pescoço de teus inimigos. Os filhos de seu pai se inclinarão a ti.” (Gênesis 49.8). Essa bênção fora inspirada pelo Espírito Santo, sendo uma profecia de Deus. A realeza era para ser estabelecida na linhagem de Judá, para o louvor do Senhor. E a bênção continua em Gênesis 49.10: “O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló, e para Ele será a obediência dos povos.“. O rei Davi era da tribo de Judá, e louvou ao Senhor. A partir da tribo Judá, veio o nosso Senhor e Rei, Jesus Cristo! 

Lia parou de ter filhos por um tempo, e Raquel ainda não tinha tido os seus, de modo que as duas apresentaram suas empregadas domésticas, Bila e Zilpa, a Jacó; e das concubinas, mais filhos nasceram a ele. 

 

5º- Issacar: “Depois, Lia deu à luz um quinto filho, chamado Issacar.” (Gênesis 30.17). Interessante observar que, antes da concepção de Issacar, ela havia orado a Deus, e Ele ouviu sua oração. 

 

6º- Zebulom: Lia também concebeu outra vez e deu a Jacó um sexto filho, Zebulom, que significa “morada” (versículo 20); ela agora havia concebido seis dos 12 filhos de Jacó, e fez a seguinte declaração em Gênesis 30:20: “Deus tem me dotado de boa dádiva; agora meu marido habitará comigo, porque lhe tenho dado seis filhos.”. Lia sabia que Deus havia concedido a ela um presente ou dote substancial ao dá-la seus seis filhos. Ela ainda deu à luz a uma filha, chamada Dina. 

 

O CIÚME E A COMPETIÇÃO COM A IRMà

Foi depois de Deus ter terminado de preencher a vida de Lia com os filhos que “Deus se lembrou de Raquel, e Deus ouviu-a e abriu seu ventre.” (Gênesis 30.22). O momento foi significativo. A crescente família de Jacó, com numerosos filhos de Lia, fez Raquel sentir-se humilhada. 

Ora, Deus respondeu ao pedido de Raquel, e quando deu à luz a seu filho primogênito (José), disse: “Deus tirou o meu opróbrio.” (Gênesis 30.23). José significa: “ele aumentará”; Raquel acreditava: “O Senhor me acrescente outro filho” (versículo 24). E estava certa. Ela ainda teria mais um filho, a quem Jacó chamaria Benjamim. 

Será que a rixa entre as irmãs nunca haveria de ter fim? A Bíblia não diz. Mas quando Jacó queria deixar Labão, Raquel e Lia responderam a Jacó em uníssono, o que indica que elas pensavam da mesma forma: “Existe ainda parte ou herança para nós na casa de nosso pai? Não estamos consideradas estranhas por ele? Pois ele nos vendeu, e também consumiu completamente o nosso dinheiro. Então todas estas riquezas que Deus tirou de nosso pai são realmente nossas e de nossos filhos; Agora, então, tudo o que Deus disse a você, você deve fazê-lo.” (Gênesis 31.14-16). 

 

Lições a partir da história da vida de Lia 

O que podemos aprender com a história de Lia? Por um lado, uma bênção bem conhecida, que todo o povo de Israel soube e que mais tarde foi pronunciada sobre Rute: “O Senhor faça a esta mulher, que entra em sua casa, como Raquel e Lia, os dois que construiu a casa de Israel.” (Rute 4.11). Lia e Raquel (e suas empregadas domésticas), de fato, construíram a casa de Israel – 12 filhos e uma filha! 

  1. A imperfeição humana é o ambiente onde a graça trabalha. O Senhor opera e abençoa apesar das imperfeições humanas. Deus pode operar Sua vontade, a despeito das imperfeições humanas, motivações e emoções. Raquel e Lia tinham suas imperfeições, como todos os homens e mulheres. Mas, apesar disso, Deus as usou para construir a casa de Israel;

  2. Confie na bondade e na providência divina. Deus é o doador de todas as coisas boas, e Lia sempre deu créditos a Deus. Quando ela se sentiu sozinha e rejeitada, orou e confiou em Deus, e o Senhor estava lá para ajudá-la. A Cruz de Cristo é o nosso socorro, e Sua ressurreição é nossa esperança de dias melhores; 

  3. Mantenha sua esperança no Deus generoso e fiel. Lia manteve a esperança e viu que Deus a abençoava. O Senhor foi fiel ao lhe dar sete filhos por herança. O marido de Lia, Jacó, de fato habitou com ela na terra que os filhos de Israel herdariam;

  4. Creia que o Senhor ouve e atende as orações. Deus ouve nossas orações e vai intervir em nosso favor. Lia teve esse entendimento, pondo em prática toda sua fé;

  5. Conte com a multiforme graça divina para superar suas dores e frustrações. A graça supera todas as nossas dores e frustrações. Qual o final da história de Lia? Após a morte de Raquel, Lia continuou como a esposa de Jacó, e mãe de seus muitos filhos, vivendo em Canaã. A Bíblia não diz quando ela morreu, mas relata que seu corpo fora enterrado na caverna de Macpela, junto de seu marido, Jacó (Gênesis 49.29-31). No túmulo da família estão os pais de seu marido, Isaque e Rebeca; e os avós de seu marido, Abraão e Sara. Lia vai despertar na primeira ressurreição para a vida Eterna e vai descobrir quantos filhos de fato ela gerou. A bênção de Abraão que chegou a Isaque e a Jacó por intermédio de Sara, Rebeca e Lia chegou até nós, por causa de um descendente de Lia, Judá. Nosso Senhor vem da tribo de Judá. Por Ele, o Senhor Jesus Cristo, vivemos e recebemos graça sobre graça. Ele nos salva, santifica, cura, restaura a nossa alma, é nosso companheiro e ressuscitará todos aqueles que com a boca o confessam como Senhor e creem, em seu coração, que Ele ressuscitou dentre os mortos. Amém e amém! 

– Pr. Jeremias Pereira – Pastor Titular