Menu

Pr. Jeremias

LEVE SUA FAMÍLIA A CRISTO

Após libertar o homem de Gadara, possuído por uma legião de demônios, este deseja seguir juntamente com o Senhor Jesus Cristo: “Rogava-lhe que deixasse seguir com ele” (Mc 5.18b). “Jesus não consentiu, entretanto orientou-o: ‘Vai para a tua casa, para a tua família e anuncia a eles tudo quando Deus tem realizado em seu favor, e como teve misericórdia de ti’. Então partiu aquele homem, e começou a pregar por toda Decápolis as coisas que Jesus havia feito a ele. E todos ficaram maravilhados” (Mc 5.19-20).

Foto: David Nascimento – Culto de Batismo

A família é nosso primeiro campo missionário. Como, então, evangelizar os parentes? Ora, para essa pergunta há tantas respostas quanto a criatividade humana e a intensidade do amor de um coração que deseja alcançar o alvo: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”. Contudo, desejo dar algumas sugestões:

  1. Conte aos seus parentes seu testemunho. “Anuncia a eles tudo quanto Deus tem realizado em seu favor”. Aquele que se converteu a Cristo tem um testemunho para contar. Viver e anunciar que Jesus Cristo transformou a sua vida por meio de Sua cruz e Sua ressurreição. Não nos compete obrigar ninguém a crer. Temos que anunciar a Cristo como Senhor. Convencer e transformar as pessoas é obra Espiritocêntrica.
  2. Tenha o seu coração cheio de amor pelas pessoas de sua família. “E como teve misericórdia de ti”. Nosso Senhor Jesus Cristo atravessou o mar da Galileia por amar uma pessoa. O “gadareno” era uma pessoa marginalizada, desprezada, abandonada, vivia no cemitério, nu, louco e oprimido pelo diabo (Mc 5.4-5). O amor é demonstrado em palavras e ações concretas. Amor é demonstrado em pequenos e grandes atos de bondade. Quem foi transformado por Jesus tem em seu coração o compromisso de perdoar, reconciliar, servir e abençoar os “seus”. O amor também nos conduzirá a confrontações curadoras a favor da verdade: “Leais são as feridas feitas pelo que ama, mas os lábios [beijos] do mentiroso são enganosos [mortais]” (Pv 27.6).
  3. Desenvolva relacionamentos. “Vai para a tua casa, tua família”. Outras traduções dizem: “vai para os teus”, “vá para casa, para seu povo”, “volte para casa e conte aos seus parentes o que o Senhor lhe fez”. Vá ao encontro de seus parentes. Chegue junto, literalmente, dos seus amados. Crie um espaço para dar aquele seu testemunho com humildade, unção, intrepidez, fé, amor, esperança e expectativa. Marcar uma visita? Um pequeno grupo que você vai reunir para contar o que o Senhor lhe fez? Um jantar? Um café? Uma caminhada? Pense, planeje e faça.
  4. Use os métodos que melhor se encaixem com você e os “seus”. “Anuncia-lhes”. Use sua criatividade exponencial. Doar um livro, enviar mensagens no WhatsApp, postar no Facebook ou no Instagram, mandar um vídeo, escrever um cartão à mão, mandar um áudio com uma mensagem de encorajamento ou sobre família; buscar para ir ao seu GCOI ou a um dos cultos. Levar a um retiro evangelístico, encontro de casais, solteiros adultos, encontro de mulheres, reunião dos homens, Escola Bíblica Infantil, encontro de juniores, adolescentes ou jovens. Crie pontes para conectar os seus amados com Cristo Jesus. Aproveite a agenda da igreja. Mas lembre-se: olho no olho é sempre muito mais impactante. Seja presencial. Ore por sua família e com sua família. Encoraje e ajude outras pessoas a alcançarem famílias para Cristo.

Pr. Jeremias Pereira ∙ Pastor Titular