JUBILEU, UM TEMPO ESPECIAL DE CONSAGRAÇÃO
(LV 25.12)
O povo de Israel estava preso na terra do Egito. A Bíblia diz que por quatro séculos eles foram escravos naquela terra, suportando o pesado jugo de Faraó. Aquele povo conhecia a antiga história de seus patriarcas: Abraão, Isaque e Jacó, e sabiam que o Deus que criou e governa todas as coisas havia aparecido para eles, e não apenas isso, havia feito com eles também uma aliança que se estendia sobre a vida de cada israelita.
“O que será que aconteceu? Será que o Deus de nossos pais se esqueceu de sua promessa?”. Eles clamaram ao Senhor, que ouviu do céus e decidiu tirar seu povo com mão poderosa daquela terra. O Senhor levantou Moisés, servo de quem ele havia preservado a vida desde a infância, para ser seu instrumento na libertação de Israel. Moisés trouxe a mensagem de libertação e, por meio de sua vida, os sinais foram demonstrados sobre o Egito até que Faraó deixou o povo ir.
Agora, livres do jugo da escravidão, um novo tempo se inicia na vida do povo de Deus e eles precisam aprender a servir ao Senhor. Dentre os vários mandamentos, um falava sobre descanso. Um povo que havia sido escravo agora pertence ao Deus provedor e precisa aprender a descansar. O dia do descanso foi santificado por Deus. Neste dia, o povo deveria se consagrar ao Senhor.
Jubileu é festa de descanso, mas descanso não pode vir sem consagração. Descansamos não porque já trabalhamos muito, mas sim porque aquele que cuida de nós não irá nos desamparar. Consagre sua vida hoje, louve ao Deus da provisão e receba do Senhor as bênçãos do Jubileu!
Pr. Israel Abreu ∙ Pastor Auxiliar