Menu

Estudos e artigos

JESUS, NOSSA ÚNICA E VERDADEIRA ESPERANÇA DE MILAGRES!

Você gostaria de receber um milagre? Não responda sem antes pensar bem. É comum desejarmos milagres. Nós oramos por eles. Quando um acontece, nós testemunhamos com alegria!

Mas você já parou para pensar que a necessidade de um milagre traz consigo muitas outras coisas? Normalmente, quem precisa de um milagre costuma chorar muito, sente dor, luta contra o medo e a falta de esperança. Isso porque o que caracteriza um acontecimento como “milagre” é o fato de ser impossível de acontecer segundo as ciências naturais. Esperar por um milagre é esperar pelo impossível. Essa frase nos aponta duas grandes realidades:

1) Só espera por um milagre quem já entendeu que não pode fazer mais nada para mudar sua situação: Quero usar o exemplo de Bartimeu (Mc 10.46). A vida de Bartimeu não tinha cor; era cego. Também não tinha conforto; era mendigo. As pessoas que conviviam com aquele homem julgavam-se no direito de repreendê-lo, sem motivo justo, quando ele se manifestava. Bartimeu sabia disso e não podia fazer nada para mudar sua realidade.

2) Só espera por um milagre quem crê que algo sobrenatural pode acontecer: Existia uma profecia que Bartimeu conhecia bem: Deus estava por vir. Ele sabia que quando Deus vem, pode fazer qualquer coisa, pois para Ele não há impossíveis. Aconteceu que, de alguma maneira, ele descobriu que Deus chegou! Deus é Jesus, o Filho de Davi – uma expressão do Antigo Testamento que falava sobre aquele que governaria para sempre. O homem cego decidiu então fazer a única coisa que restava. Clamou: “Filho de Davi, tem compaixão de mim!”. O Senhor Jesus se compadeceu dele e o curou.

João Batista foi um grande homem de Deus. Na verdade, segundo as palavras de Jesus, foi o maior (Mt 11.11). Em um determinado momento, João mandou que perguntassem a Jesus: “És tu aquele que estava para vir ou havemos de esperar outro?”. A resposta? “Ide e anunciai a João o que estais ouvindo e vendo: os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho”.

Interessante, Jesus divide seu testemunho em dois blocos. Primeiro, fala sobre os milagres que estavam acontecendo com frequência. Os milagres impressionavam as multidões, afinal, ninguém poderia fazer aquelas coisas se não fosse de Deus. Depois, Jesus fala sobre o fato de aos pobres ser pregado o Evangelho. Ou seja, milagres como a cura de Bartimeu, apesar de terem acontecido várias vezes e de serem fantásticos, não eram suficientes para confirmar o ministério de Jesus como Messias. Alguns homens no Antigo Testamento foram instrumentos nas mãos de Deus para operar milagres. No entanto, nenhum deles era Deus. Em outras palavras, Jesus está dizendo a João: “João, se lembra da profecia? Os sinais estão acontecendo para mostrar o maior milagre: Emanuel, o milagre da encarnação. João, eu sou o Filho de Deus”.

Por conta do pecado, os homens foram afastados da presença de Deus. Não haveria nada que nós pudéssemos fazer para nos encontrarmos novamente com o Senhor. Ele está no céu, nós na terra. Ele é Santo, nós pecadores. Ele é Criador, nós criaturas. Ele é Deus, nós homens. Não poderíamos jamais mudar essa triste realidade.

No entanto, Deus pode operar milagres! Ele decidiu chamar-se Emanuel, que quer dizer Deus conosco. Para ser Deus conosco, o Eterno decidiu ser formado no ventre de uma mulher e nascer em Belém. O Verbo se encarnou e cumpriu com perfeição as exigências da lei. Ele decidiu morrer a nossa morte. O Santo recebeu em si mesmo os nossos pecados. O autor da vida suspirou na cruz. A morte foi vencida. A vida renasceu ao terceiro dia. Existe esperança para os pobres, Jesus realizou o milagre, agora existe salvação para mim e para você.

Jesus é a única e verdadeira esperança de milagres. Hoje, você pode falar com Ele. Seja qual for sua situação, clame como Bartimeu! Ele nos ouve. Feche seus olhos, fale com o Senhor, creia no sacrifício de Jesus para perdoar seus pecados. Entregue sua vida ao Senhor Jesus.

Pr. Israel Abreu

Pastor Auxiliar