Menu

Estudos e artigos

JESUS CRISTO, AQUELE QUE ENVIA O ESPÍRITO SANTO

(João 14.16-26)

No Evangelho de João, temos uma narrativa no capítulo 14, dos versos 16 a 26, que nos traz grandes e importantes informações a respeito do Espírito Santo. João começa nos dizendo que o Senhor Jesus rogará ao Pai, para que o Espírito Santo, o Consolador, seja enviado ao seu povo, para que não fiquem desamparados, perdidos e abatidos.

O Espírito da Verdade, que não é visto nem conhecido pelo mundo, mas que é conhecido e reconhecido pelos filhos de Deus, está sempre presente conosco, habita em nós e tem a missão de não nos deixar órfãos.

Jesus deixa claro aos Seus discípulos que se ausentará por um tempo e que, nesse tempo, o Consolador viverá em nós, mantendo a chama de Cristo acesa em nossos corações. Temos aqui uma declaração clara a respeito da Trindade, por meio da qual percebemos os papéis que cada pessoa da Trindade executa.

O Espírito Santo capacitará o povo de Deus a conhecer os mandamentos e a guardá-los. Nossa prova concreta de amor a Jesus está em conhecer as Suas Leis e em guardar os Seus mandamentos. Essa missão hercúlea só pode ser cumprida por nós, quando formos devidamente capacitados pelo Espírito Santo. Nesta ação de conhecer, guardar e viver os mandamentos, demonstraremos nosso amor por Jesus e, assim, seremos amados pelo Pai.

Quando Jesus responde a Judas – não o Iscariotes -, dizendo que se alguém o ama, guardará Sua Palavra, o Pai o amará, viveremos para Ele e faremos n’Ele morada, deixa claro para Seus discípulos que uma vida de intimidade com Jesus não se faz apenas com palavras. O amor deve ser declarado, mas deve também ser provado, vivido, experimentado e sentido. E o nosso amor a Jesus é provado quando seguimos Suas palavras e vivemos o Seu Evangelho.

Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai prometeu enviar, vos ensinará todas as coisas e nos fará lembrar de tudo o que Jesus nos disse. Diante dessa realidade, percebemos que temos a missão de conhecer e viver a Palavra. Porém, Jesus nos conhece muito bem e sabe o estrago que o pecado provocou em cada um de nós. Por isso, Jesus, o nosso Salvador, nos envia – por meio do Pai – o Espírito Santo, para que, como povo de Deus, sejamos capacitados a obedecer às leis, estatutos e mandamentos registrados nas Sagradas Escrituras.

– Pr. Eduardo Borges – Pastor Auxiliar