Menu

Estudos e artigos

JASOM – PAGUE O PREÇO PELO AVANÇO DO REINO

(ATOS 17.1-8)

As Sagradas Escrituras nos mostram que existe um preço a ser pago pelo avanço do Reino. O Evangelho pressupõe renúncia e está diretamente ligado em deixarmos de fazer aquilo que queremos para realizarmos a vontade de Deus. “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.” (Mateus 16.24). Percebemos claramente essa renúncia no contexto da igreja em Atos, quando os irmãos foram perseguidos, presos e mortos pelo avanço do Reino. O que mais impressiona é que diante do contexto turbulento eles continuaram avançando para anunciar a verdade do Evangelho.

Paulo, Silas e Timóteo foram perseguidos em Tessalônica quando foram pregar a mensagem de Salvação naquela cidade. Naquele contexto, os judeus se levantaram contra eles porque não aceitavam que Jesus era o Messias. Também sofreram oposição e perseguição dos romanos por darem glória a outro rei que não fosse César; mas um homem chamado Jasom os acolheu em sua casa junto de outros irmãos. Por acolherem Paulo e seus cooperadores, Jasom e outros irmãos foram perseguidos e presos. Mas isso não os impediu. Quando foram soltos após o pagamento da fiança, continuaram anunciando o Evangelho e sofrendo oposição, conforme vemos nas cartas de Tessalonicenses.

Isso conflita muito com a realidade dos nossos dias, quando muitas vezes o individualismo predomina e a mensagem pregada é a do homem no centro, a de fazermos nossa própria vontade. Alguns pensam que Deus é quem tem que renunciar Sua vontade para que seja feita a nossa vontade.

Uma transformação aconteceu na vida de Jasom e daqueles irmãos, e, da mesma forma, precisa acontecer na nossa vida, para que, a partir de nós, o Evangelho seja anunciado: “Porque de vós repercutiu a palavra do Senhor não só na Macedônia e Acaia, mas também por toda parte se divulgou a vossa fé para com Deus.” (1 Tessalonicenses 1.8)

Jasom e os irmãos de Tessalônica nos ensinam sobre renúncia e sobre fé. A renúncia e o preço pago por aqueles irmãos pelo avanço do Reino são reconhecidos por Paulo, ao ponto de ele afirmar: “vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia.” (1 Tessalonicenses 1.7)

O que fez a diferença na vida daqueles irmãos e pode fazer na nossa é o que Paulo afirma sobre eles: “porque o nosso evangelho não chegou até vós tão somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo.” (1 Tessalonicenses 1.5). Se recebermos a Palavra como Palavra de Deus, em poder, no Espírito Santo, faremos a diferença e nos empenharemos em favor do avanço do Reino d’Ele.

Paulo também reconhecia que eles eram modelo de conduta e eleitos do Senhor: “reconhecendo, irmãos, amados de Deus, a vossa eleição.” (1 Tessalonicenses 1.4). Isso se evidenciava em alguns aspectos da vida da comunidade, os quais foram listados por Paulo: “A operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Tessalonicenses 1.3)

Esses aspectos também estão presentes na vida de quem quer pagar o preço pelo Reino:

1) Fé operosa: A fé que se mostra na prática, por meio das ações, da conduta, do serviço, não sendo apenas da boca para fora;

2) Amor abnegado: Está relacionado à renúncia da nossa própria vontade por amor a Deus e aos nossos irmãos. Nos sacrificamos pelo bem da nossa comunidade e entendemos que o mais importante não é a minha individualidade e sim o corpo de Cristo. Amor abnegado é sofrer junto com o irmão, carregar os fardos uns dos outros e celebrar as vitórias conquistadas. O foco está no grupo, no todo, e não apenas em mim;

3) Esperança em Cristo: Pode ser entendida como a fé no nosso Salvador. Nossa convicção do sacrifício de Jesus na cruz, de Sua ressurreição e, principalmente, da Sua volta para buscar a Igreja.

Você precisa anunciar o Evangelho e ser cooperador no avanço do Reino. O testemunho de Jasom e da igreja em Tessalônica nos ajuda muito. Receba a Palavra do Senhor no poder do Espírito Santo, tenha uma fé operosa, viva um amor abnegado, pregue a esperança em Cristo Jesus e seja modelo para as outras pessoas.

– Pr. Filipe Lemos – Pastor Auxiliar