Menu

Estudos e artigos

Janela 10×40

Célia Laranjo – Conselho Missionário

 

Em busca dos povos não alcançados mais difíceis.

A igreja de Cristo deve celebrar com entusiasmo e tem boas razões para isso, por aquilo que Deus está fazendo no mundo, contudo esse ânimo deve ser equilibrado pelo que ainda resta à igreja fazer.

As promessas de Deus, como a de Hc 1.5, estão se tornando realidade: “Vede entre as nações, olhai, maravilhai-vos e desvanecei, porque realizo em vossos dias, obra tal, que vós não crereis, quando vos for contada”. Da mesma forma, o cumprimento da promessa feita a Abraão de “abençoar todas as famílias da terra” pode ser constatado como nunca antes na história da humanidade.

Estudos apontam que, nas últimas três décadas, houve o maior avanço missionário da história e, consequentemente, o maior índice de crescimento dos cristãos. Apesar disso, a igreja possui um enorme desafio evangelístico: o de alcançar os povos considerados mais difíceis.

A maioria deles vive nos países da “Janela 10 por 40”, região do globo terrestre que se estende desde o oeste da África até o leste da Ásia, entre os paralelos 10º e 40º acima da linha do Equador.

Significado histórico-bíblico da “Janela 10/40”

Os principais fatos e acontecimentos bíblicos ocorreram na Janela 10/40. Adão e Eva foram colocados por Deus no “coração” dessa “Janela” com a ordem: “Cresçam, Reproduzam-se! Encham a terra! Assumam o comando! Sejam responsáveis pelos peixes no mar e pelos pássaros no ar, por todo ser vivo que se move sobre a terra” (Gn. 1:26).

Da mesma forma, a construção da Torre de Babel (Gn. 11) ocorreu no “coração” da Janela 10/40 e foi ali que o juízo de Deus enviou diferentes línguas que dividiram e dispersaram os povos para outras regiões. Também foi na “Janela 10/40” que Cristo nasceu, viveu, morreu sacrificialmente na cruz e ressuscitou. Conquanto isso tenha sido anunciado pela igreja primitiva, foi somente após as viagens missionárias de Paulo que a proclamação do evangelho avançou para além da “Janela 10/40” e chegou até nós.

As nações da “Janela 10/40”

As 62 nações ali agrupadas reúnem quase 2/3 da população mundial, sendo que 97% dos três bilhões de pessoas menos evangelizadas vivem nesta “Janela”, ou seja, a maioria dos povos não alcançados.

Também conhecida como “Cinturão de Resistência”, na “Janela 10/40” localizam-se os dois países mais populosos do mundo – China e Índia, cuja soma de habitantes alcança cerca de 33% da população da terra.

As religiões da “Janela 10/40”

A “Janela 10/40” abriga as religiões Islâmica, Hindu e Budista, além de outras. Esses blocos religiosos representam grande resistência ao trabalho missionário, pois restringem e proíbem a obra de evangelização. Assim, são bilhões de almas empobrecidas no seu espírito que precisam ouvir as boas novas de salvação em Cristo Jesus e cuja “fortaleza espiritual” precisa ser destruída mediante a intercessão da igreja.

Os povos da “Janela 10/40”

Estima-se que 80% dos povos mais pobres do mundo vivem nesta “Janela” e essas pessoas formam um grande contingente de populações sofridas, famintas e enfermas, cuja renda anual é abaixo de quinhentos dólares. Nossa intercessão por esses povos deve incluir não apenas a salvação das suas almas, mas também, deve revelar atitudes capazes de responder às suas questões sociais.

Como mudar o triste quadro dos povos da “Janela 10/40”?

Diante do “clamor macedônico” vindo dos povos que vivem na “Janela”, eu e você podemos orar 5 minutos por dia pelo (a):

• Despertamento de intercessores (I Pe. 2:9);

• Pelos missionários da Oitava Igreja que atuam na região: G e A; R e T; L (*);

• Envio de mais missionários;

• Estratégia, audácia, oportunidade e clareza na comunicação do evangelho;

• Tradução, distribuição e propagação sem obstáculos da Palavra de Deus;

• Salvação e libertação das almas;

• Situação social do povo;

• Queda das potestades que atuam na “Janela”.

(*) por questões de segurança os nomes não podem ser divulgados.

Mais informações e contato: missoes@oitavaigreja.com.br