#GRATIDÃO
“Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” (1 Tessalonicenses 5.18)
Você sabia que no Brasil temos o Dia Nacional de Ação de Graças?
O Thanksgiving ou Dia de Ação de Graças é um feriado essencialmente estadunidense, celebrado na quarta (4ª) quinta-feira do mês de novembro. Sua origem vem dos Peregrinos, protestantes calvinistas conhecidos também como Puritanos, que vieram da Inglaterra para o Novo Mundo – muito por causa da perseguição da Igreja Anglicana.
O primeiro Dia de Ação de Graças foi em 1621, em Plymouth, cidade localizada no estado de Massachusetts, EUA. Depois de um inverno rigoroso e colheitas terríveis, os fundadores decidiram comemorar e agradecer a boa safra daquele ano. Essa celebração reuniu colonos e tribos nativas, que juntos festejaram com mesas fartas, bebidas e muita gratidão.
Em 1863, Abraham Lincoln elegeu a data como dia festivo, mas só em 1941 o Congresso Americano promulgou-a como feriado nacional. Aqui no Brasil, em 1949, aprovou-se um decreto em favor da comemoração, como sugestão do embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Joaquim Nabuco. Entretanto, não é celebrado pela maioria das famílias brasileiras – que tal começar uma nova tradição em seu lar?
Em memória às colheitas, o Dia de Ação de Graças é repleto de comidas típicas da época. Tem torta de maçã, de abóboras, purê de batatas, milho, ervilhas, cenouras, nozes e, claro, o famoso peru – elemento que faz a data ser conhecida também como Turkey (Peru, em inglês) Day.
Outras festividades marcam o dia, como o desfile promovido pela loja de departamentos Macy’s, em Nova York – Macy’s Thanksgiving Day Parade –, realizado anualmente desde 1924; e as tradicionais partidas de futebol americano pela liga esportiva nacional, a NFL.
Agradecer a quem?
Hoje, muito é dito que a data não está associada a nenhuma religião, sendo assim, trata-se de um feriado que abrange pessoas de todas as crenças. Ou seja, cada um agradece ao seu deus ou a quem – ou o que – bem entender. Mas, olhando para a origem da data, sabemos muito bem a quem devemos agradecer, seja pelas colheitas, seja pelo ano ou pela vida: o Deus Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Criador e sustentador de todas as coisas.