Gratidão
Às vezes pensamos na gratidão como uma explosão espontânea de emoção que acontece quando algo realmente bom acontece conosco. Gratidão é mais do que isso. É uma disciplina… algo que você se obriga a direcionar sua vida na direção certa.
Considere as palavras do apóstolo Paulo aos tessalonicenses:
“Cuidem que ninguém retribua mal por mal, mas procurem sempre fazer o bem uns aos outros e para todos. Estejam sempre alegres. Permaneçam sempre em oração. Estejam sempre agradecidos, haja o que houver, porque esta é a vontade de Deus para com vocês que pertencem a Cristo Jesus.” (1 Ts 5.15-18)
Seja grato em todas as circunstâncias. Não cometa o erro de reservar a gratidão para quando julgar conveniente. É a vontade de Deus que você dê graças. Deus gosta de ser agradecido? Certamente. Todo mundo gosta de ser agradecido.
A gratidão alegra a Deus. Só isso já seria motivo para dar graças a Deus. Nossa gratidão glorifica a Deus ao exaltarmos não os dons, mas o Doador. A gratidão nos ajuda a perceber que tudo o que temos não vem de nós, mas de Deus.
A gratidão nos ancora no agora. A gratidão traz felicidade ao presente. Pessoas gratas não fixam seus olhos no passado, ainda que agradeçam por ele, nem se prendem ao futuro, mesmo ansiando por dias melhores, mas o fixam no único momento que elas têm para viver – o agora.
A gratidão nos reorienta espiritualmente. Quando você está focado na falta, Satanás o tem exatamente onde ele quer . Mas a gratidão é uma virada de jogo. Isso faz com que seus olhos voltem a se concentrar em Deus e nas bênçãos provenientes dEle.
A gratidão transmite paz. Agradecer, mesmo quando levamos nossos pedidos a Deus, mostra-nos que não precisamos de mais nada. Precisamos apenas reconhecer a presença de Deus em nossas vidas. A paz de Deus transcende nosso entendimento e protege nossos corações e mentes.
A gratidão aumenta o contentamento. A gratidão nos protege contra a inveja. A inveja nos leva a nos comparar com os outros. E a comparação é o ladrão de alegria.
A gratidão convida a alegria. A alegria não é um destino, é uma jornada. Neemias lembrou ao povo que a alegria do Senhor é sua força. Se você quiser mais alegria, crie gratidão em sua vida de maneiras tangíveis. Diga às pessoas quando elas te abençoarem. Converse sobre suas bênçãos com outras pessoas. Faça uma pausa para orar e nomear as bênçãos de Deus em sua vida.
Se você anseia por dias melhores, então comece a agradecer. Agradeça por tudo o que você tem, por sua família, pela salvação, pelo trabalho, por sua saúde, por seus filhos, pelo alimento, pelo perdão.
Pastor Roberto Santos – Pastor Auxiliar