Menu

Estudos e artigos

GÔMER: PERDOADA E ACEITA

O Senhor é espetacular para exortar o Seu povo. Uma situação interessante que nos leva a refletir sobre a seguinte premissa, a infidelidade matrimonial é comparada com a infidelidade de nossos corações diante de Deus. Voltemos às Escrituras no livro do profeta Oseias, em Israel, no século VIII a.C. O povo de Deus estava dividido entre dois reinos, o reino do norte, Israel, onde a capital era Samaria, e o reino do sul, Judá, capital Jerusalém. O Senhor falou a Oseias nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel, e lhe ordenou que tomasse uma mulher de nome Gômer, uma “mulher promíscua”, de reputação duvidosa, a fim de ilustrar a Sua misericórdia para com o Seu povo infiel (Os 1.2).  

O profeta ainda é orientado pelo Senhor para que colocasse os nomes dos filhos deste matrimônio de Jezreel (castigo), Desfavorecida e Não-Meu-Povo, para certificar que o juízo era iminente sobre o povo rebelde e idólatra. (Os 1.4-9) 

Não é uma história feliz. Gômer acabou abandonando Oseias e seus três filhos por outro homem. O que Deus, então, mandou que Oseias fizesse? “Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo e adúltera, como o Senhor ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses” (Os 3.1). Assim, Oseias comprou de volta sua esposa, pagando o “preço da noiva”, dado de costume à família que era deixada por uma mulher quando ela se casasse. Aqui, nós vemos uma noiva que havia abandonado sua família; mas Oseias a comprou de volta e a levou para casa. 

A atitude e a vida do profeta Oseias nos ensinam a verdadeira adoração. Como está a nossa adoração a Deus? Ele é o nosso único Deus que adoramos? Nos portamos como verdadeiros adoradores? O Senhor tem nos procurado como adoradores (João 4:23)? Quem realmente está entronizado no centro do comando do nosso coração? A idolatria havia tomado conta do Reino do Norte, o juízo do Senhor estava às portas da cidade, era inevitável o declínio do reino. Contudo, o Senhor ainda tinha um propósito bem maior para Israel no futuro, a vinda do Messias. Mesmo infiel, idólatra, os planos para aquela nação não são tirados. Graças a Deus pelas misericórdias do Senhor! 

Às vezes, no coração, eu sou Gômer. Você é Gômer. Nós somos Gômeradulteramos nossa adoração, dividimos o nosso coração entre Deus e o mundo. Como corrigir isso? Buscando a misericórdia de Deus na cruz de Cristo. Desde a eternidade, o Senhor tinha o plano de nos redimir, o que se cumpriu cabalmente na morte e ressurreição de Jesus. O Deus que nos amou, nos redimiu e nos comprou de volta por meio do sangue de Cristo. Nos fez o Seu povo redimido, e agora somos vistos finalmente como a noiva de Cristo. E, um dia, estaremos para sempre comemorando as Bodas do Cordeiro.

 

– Pr. Milton Fernandes – Pastor Auxiliar