Menu

Notícias

FOLCLORE BRASILEIRO

No dia 22 de agosto é celebrado o Dia do Folclore Nacional. Quando o assunto é esse, inevitavelmente pensamos em sacis, mulas-sem-cabeça, etc. Mas, o que de fato é o Folclore? Qual sua real importância e influência nas nossas vidas?

Para começar, vamos entender o significado do termo criado pelo britânico William John Thoms (1803-1885). As palavras inglesas “Folk” e “Lore” significam, respectivamente, “Povo” e “Conhecimento”. Portanto, a junção “Folclore” representa, literalmente, “conhecimento do povo” ou “aquilo que o povo faz”.

A cultura brasileira é baseada na miscigenação. Somos, de forma geral, uma mistura de indígenas, portugueses, africanos e imigrantes. Ao longo da história, foram recolhidas e documentadas estórias, cantigas e práticas medicinais, todas oriundas da nossa gente. O folclore brasileiro tornou-se, então, riquíssimo!

Temos, com isso, uma manifestação das nossas origens e tradições, expressas por meio de narrativas e personagens genuinamente brasileiros. Portanto, os mitos que constituem o Folclore não devem ser ignorados, embora não passem de lendas. Apesar de não corresponderem à realidade, essas estórias são parte importante do nosso arcabouço cultural.

Quer saber mais sobre a cultura nacional e como o Evangelho pode influenciá-la ou até mesmo transformá-la? Inscreva-se no Congresso de Pastores e Líderes (CPL) deste ano, em: www.cpl.org.br. O evento ocorre entre os dias 16 e 20 de setembro, na Oitava.

*Com informações do www.calendarr.com.