Menu

Estudos e artigos

Fogo – O poder purificador do Espírito Santo

Para um mundo contaminado pelo mal e para homens destruídos pelo pecado, existe uma esperança: Deus Pai enviará o seu servo e derramará do seu Espírito sobre toda a carne! Essa é a promessa que permeia todo o Antigo Testamento, que sustentou o povo de Deus durante todo aquele período, e que traz hoje esperança para o nosso coração. Quando Malaquias, servo de Deus, profetizou sobre o povo de Israel, disse que no cumprimento da promessa o povo seria transformado e purificado por Deus:

A adoração em Israel estava contaminada. Os sacerdotes ofereciam cultos defeituosos ao Senhor. O povo foi acusado de roubar a Deus, de viver de maneira imoral e não se desvincular da idolatria. Eles precisavam de restauração completa, pois uma mera maquiagem não seria suficiente para torná-los aceitáveis diante de Deus, uma vez que Ele sonda os corações. Foi essa transformação que Malaquias anunciou: o povo seria totalmente restaurado. Como um metal precioso que pelo fogo é purificado completamente e ao se derreter pode ser novamente moldado pelo artista, Deus traria sobre seu povo um Fogo poderoso e purificador: o Espírito Santo.

O fogo purificador do Espírito Santo vem sobre toda sua igreja. Ele nos convence da justiça, do pecado e do juízo e nos faz crer em Jesus Cristo como Senhor e Salvador. O Espírito Santo e Deus fazem nascer em nós uma nova natureza, não mais fruto de pecado, mas nascida de Deus. Desta maneira, somos feitos novas criaturas, que desejam e buscam a presença de Deus, que não mais podem viver pecando deliberadamente pois agora o pecado nos entristece e frutificamos no Espírito Santo.

Se por um lado a doutrina da Trindade revela-se para nós em um grande mistério, muito maior e mais perfeito do que nossa capacidade de compreensão lógica, por outro lado, ao vermos as três pessoas da Trindade agindo na história do povo de Deus, nosso coração se enche de fé, de esperança e de louvor ao Deus Triúno: o Pai nos escolheu e nos amou, o Filho se entregou por nós para o perdão dos nossos pecados, e o Espírito Santo habita o nosso coração e nos transforma em novas criaturas, restaurando em nós a imagem de Deus que havia sido distorcida pelo pecado.

O tema do nosso ano é: “Cheios do Espírito”. Desejamos e oramos para que neste ano toda a Oitava Igreja prove ainda mais da presença e da frutificação que o Espírito Santo traz sobre nós.

Pr. Israel Abreu · Pastor Auxiliar