FIRME SEUS VALORES

Em tempos de relativismo, de “tudo é válido”, desde que cada um respeite a opinião do outro em meio a tantas posições “aceitáveis” para a sociedade; em épocas em que a sã doutrina é rejeitada e a frouxidão toma conta até mesmo nos nossos arraiais evangélicos; nestes tempos em que “ficar”, “sexo casual”, “ter um caso”, novelas que idolatram a homossexualidade como uma opção a mais da expressão da sexualidade, está cada vez mais difícil ter a coragem para ter posições bíblicas definidas. Está um tanto quanto difícil para homens e mulheres, especialmente jovens, optar por um posicionamento bíblico e de fidelidade ao padrão do Eterno. Aos poucos povo de Deus vai adquirindo um jeitão “mundano-religioso-evangeliquez” e um sotaque pagão e babilônico.

Valores são as coisas que priorizamos em nossas vidas por meio de nossas ações. “Aquilo a que eu dedico meu tempo, dinheiro e energia são os meus valores, pois eu faço o que eu valorizo e valorizo o que faço”. Por exemplo, se eu digo que valorizo a oração, isso será verdade se eu for uma pessoa que dedica tempo à oração. Descobrimos quais são nossos valores pessoais ao examinarmos os hábitos diários em que estamos investindo nosso tempo e nossa vida.

É necessária uma constante reavaliação, pois no dia a dia é possível contaminar e conformar com os valores do presente século. Temos que valorizar o que Deus valoriza e colocar em primeiro lugar em nossas vidas o que Deus coloca em primeiro lugar.

É hora de renovarmos o compromisso com a Palavra. O compromisso de não remover os marcos antigos que nossos pais fixaram. Firmar valores bíblicos que não podem ser abandonados ou desprezados por influências pós-modernas. Eles são valores eternos, pois a Palavra de Deus permanece para sempre.

Você precisa rever e ajustar seus valores aos padrões do Eterno? Lembre-se: mudança leva tempo. Constantemente temos que voltar aos fundamentos. “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.” (Sl 119.9)

O texto bíblico é para os jovens em primeira mão, pois estão formando e definindo que valores darão norte à sua vida. Mas vale para trintões, quarentões, cinquentões, sessentões e outros “ões”.

As mudanças mais eficazes em uma família ou em uma igreja não começam pela estrutura ou pelo exterior. Elas devem e precisam começar nos valores de cada um de nós. Mudam os valores, mudam os comportamentos, a linguagem, o modo de ver a vida, a maneira de viver e até mesmo a estrutura de uma empresa ou de uma igreja. Valores mudados e adequados ao padrão de Deus nos farão de fato e de verdade “sal da terra e luz do mundo”.

Texto publicado no boletim do dia 31 de janeiro de 2010.

Pr. Jeremias Pereira • Pastor Titular