Menu

Estudos e artigos

Fidelidade na oração

A oração é uma ordem, um mandamento do Senhor. “E vós orareis” (Mt 6.9). “Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (I Ts 5.16-17). “O dever de orar sempre e nunca esmorecer” (Lc 18.1).

A oração manifesta o poder e a ação sobrenatural de Deus. “Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo” (Tg 5.16). “Elias era homem semelhante a nós” (Tg 5.17-18). “Tendo eles orado tremeu o lugar” (At 4.31). “Enquanto ele (Jesus) orava o céu se abriu” (Lc 3.21).

A oração nos leva para perto de Deus. “Pois que grande nação há que tenha deuses tão chegados a si como o Senhor, nosso Deus, todas as vezes que o invocamos” (Dt 4.7). “Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade” (Sl 145.18).

A oração alcança onde nossos recursos não alcançam. Pedro estava preso, mas havia “incessante oração da igreja em favor dele”. E o Senhor o libertou da prisão (At 12.1-24).

A oração prepara as grandes colheitas na vida. Missões, crescimento da igreja, família abençoada, progresso financeiro, saúde, etc. “Os que com lágrimas semeiam, com júbilo ceifarão, quem sai, andando e chorando, enquanto semeia, voltará, com júbilo, trazendo seus feixes” (Sl 126.5-6).

A oração deve ser feita em particular, individualmente. “Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará” (Mt 6.6).

A oração é igualmente importante feita em grupo. “Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus” (At 4.31).

A oração é um modo de abençoar nosso país. “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra” (2 Cr 7.14).

A oração é uma chave para o crescimento espiritual e comunitário. Devemos e podemos: Perseverar em oração. Crescer em oração. Vencer pela oração. Conquistar em oração. Vigiar em oração com ações de Graças. Confessar os pecados em oração. Celebrar o perdão em oração. Superar a ansiedade em oração. Quebrar barreiras espirituais pela oração. Consolar por meio da oração. Santificar por meio da oração. Renovar o amor pela oração, etc.

Façamos orações mais nobres e menos consumistas, como disse o Rev. Elben César (1):

“Orar pelos outros é uma virtude e uma obrigação. Orar pelos outros para eles recuperarem a saúde ou o casamento, para eles terem o que comer e vestir, para eles conseguirem um emprego, para eles saírem de uma choupana para uma casa (não de uma casa para um palacete), para eles serem bem-sucedidos na educação dos filhos – são orações nobres, sobretudo por serem orações intercessoras e não em benefício próprio. Mais nobre ainda é a oração em favor de um irmão que acabou de cometer um pecado.

O teto de nossa casa está cheio de orações consumistas, egoístas, egocêntricas, carnais, mundanas e escandalosas, isso porque não chegaram até Deus, por não serem orações do tipo ‘Venha o teu reino; faça-se a tua vontade’ (Mt 6.10). Uma oração fervorosa em favor de um casamento que está desmoronando, em favor de um pastor que está em uma crise vocacional, de uma missionária que está querendo voltar antes do tempo, de um oficial da igreja que luta contra a sua preferência sexual, de um professor de seminário que transmite teologia pura, mas não entusiasmo, de um líder da mocidade que está descambando para as drogas, se identifica com aquela oração sacerdotal que Jesus fez em favor dos discípulos e ‘também em favor das pessoas que vão crer em mim por meio das mensagens deles'”.

Fidelidade na oração! É nosso tema em julho. Em todo o Brasil há uma mobilização para que as igrejas clamem pelo país e pelas eleições. É possível trocar orações egocêntricas por orações intercessórias. Que o Senhor nos abençoe para que sejamos fiéis e cresçamos como indivíduos e igreja no compromisso com a oração.

(1) Refeições diárias com os discípulos. Pag. 288. Elben Lenz César. Editora Ultimato.

Pr. Jeremias Pereira · Pastor Titular