Fidelidade na generosidade
“O generoso sempre prosperará; quem oferece ajuda ao necessitado, conforto receberá.” (Pv 11.25 KJA)
O princípio geral é que, ao viver para o bem dos outros, também nos beneficiaremos. Deus constituiu este universo de tal maneira que o egoísmo é a maior ofensa possível contra a Sua lei, e viver para os outros e ministrar aos outros é a mais estrita obediência à Sua vontade. O caminho mais seguro para nossa própria felicidade é buscar o bem de nossos semelhantes. Armazenamos no próprio banco de Deus o que generosamente gastamos em prol das pessoas e da Sua obra. Para conseguir, devemos dar; para acumular, devemos espalhar; para nos tornarmos felizes, para nos tornarmos bons e nos tornarmos espiritualmente prósperos, devemos fazer o bem e buscar o bem espiritual dos outros. Este é o princípio cristão.
Sobre este assunto, C. H. Spurgeon fez o seguinte comentário: “Se eu amar e cuidar dos outros, Deus cuidará de mim; e de uma forma ou de outra Ele me recompensará. Se eu Disporme a ajudar os necessitados o Senhor me ajudará. Se cuidar das criancinhas o Senhor me tratará como Seu filho. Se eu alimentar seu rebanho, Ele me alimentará. Deixe-me regar o seu jardim, e Ele fará um jardim regado da minha alma. Eu posso me importar comigo mesmo até ficar mórbido; Eu posso cuidar dos meus sentimentos até não sentir nada; e posso lamentar minha própria fraqueza até ficar quase fraco demais para lamentar. Será muito mais proveitoso para mim tornar-me altruísta e, por amor ao meu Senhor Jesus, começar a cuidar das almas dos que me rodeiam. Meu reservatório está ficando vazio; nenhuma chuva fresca vem preenchê-lo; o que devo fazer? Vou puxar o plugue e deixar seu conteúdo escorrer para regar as plantas secas ao meu redor. O que eu vejo? Minha cisterna enchendo-se novamente enquanto flui. Uma fonte secreta está no trabalho. Enquanto tudo estava estagnado, a primavera fresca estava selada; mas como meu estoque flui para regar os outros, o Senhor pensa em mim. Aleluia!”
Se você não é uma pessoa generosa, você não é uma pessoa amorosa. Generosidade é amor em ação. Deus amou o mundo e deu Seu filho. Generosidade, não só em termos de dinheiro, mas de tempo, energia, elogios, talentos, em todas as áreas da sua vida. A vida não é apenas sobre receber ou sobreviver. A vida é toda sobre crer em Deus, orar a Deus, servir, dar e amar aos outros.
A generosidade honra a Deus e me aproxima dEle (2 Co 9.13). A generosidade me faz mais parecido com Jesus e cura o materialismo (Pv 21.26). A generosidade prova a realidade da minha fé, pois sem fé é impossível ser autenticamente generoso (2 Co 9.13).
Por meio da generosidade meu caráter é revelado às pessoas que convivem comigo (Lc 16.11). A generosidade sempre trará a bênção de Deus (Pv 22.9).
A generosidade expande minha influência. O mundo dos generosos fica cada vez maior, enquanto que o mundo dos mesquinhos diminui.
A generosidade aumenta a minha felicidade e os meus recursos (At 20.35, Pv 11.25).
O amor é sobre dar e a luxúria é sobre conseguir. Na Bíblia, as palavras “acreditar” é usada 272 vezes, “oração” é usada 371, “amor” é usada 714 vezes. A palavra “dar” é usada 2.152 vezes. Por quê? Porque Deus é um doador. Ele é generoso.
Pr. Roberto Santos · Pastor Auxiliar