Menu

Estudos e artigos

FAMÍLIA, UM LUGAR DE PERDÃO

 JACÓ E ESAÚ, JOSÉ E SEUS IRMÃOS

Jacó foi um grande homem de Deus, mas quando olhamos para a história de sua vida, encontramos um homem que fez jus ao significado do seu nome: enganador. Jacó roubou a bênção que pertencia ao seu irmão Esaú.

José também foi um grande homem de Deus, e, diferentemente da história de seu pai Jacó, não foi ele quem agiu mal para com seus irmãos, mas foram seus irmãos que, movidos por inveja e ciúme, decidiram agir mal contra ele. O ódio contra José tornou-se tão grande que seus irmãos fizeram um plano para matá-lo, e, apesar de não chegarem às vias de fato, o venderam como escravo para a terra do Egito.

Jacó prosperou na terra de seu tio Labão, se arrependeu por ter enganado seu irmão e, por isso, foi ao seu encontro depois de muitos anos. José também prosperou na terra do Egito e tornou-se governador ali. Quando a fome veio sobre a terra e todos os homens tiveram que ir ao Egito para buscar comida, os irmãos de José se reencontraram com ele, agora governador, e tiveram um encontro de perdão.

Ambas as histórias tiveram o mesmo desfecho: não foram marcadas por vingança, mas por perdão: “Então, Esaú correu-lhe ao encontro e o abraçou; arrojou-se-lhe ao pescoço e o beijou; e choraram” (Gn 33.4); “José beijou a todos os seus irmãos e chorou sobre eles; depois, seus irmãos falaram com ele” (Gn 45.15).

Quem é você nessa história? Quem promoveu ou quem recebeu o mal? Hoje Deus quer restaurar sua família e é o perdão a ferramenta que ele irá usar, se você foi machucado ou feriu alguém.

Dentre as muitas coisas fantásticas que a Bíblia nos mostra, acho interessante como Deus decidiu não esconder de nós os defeitos dos grandes homens e mulheres da história da fé. Desde Adão e Eva, passando por Noé e Abraão, todos tinham defeitos, suas famílias tinham problemas e, ainda assim, Deus escreveu sua história por intermédio de cada um deles.

Na cruz, Jesus Cristo morreu por todos os nossos pecados, e pela fé nele somos perdoados e recebidos como filhos de Deus. Mesmo com nossas falhas e erros, a história de Deus tem sido escrita por meio de cada um de nós.

Que Jesus te abençoe e que sua vida e a de sua família sejam marcadas pelo perdão.

Pr. Israel Abreu ∙ Pastor Auxiliar