Menu

Estudos e artigos

EU CURAREI AS VOSSAS REBELIÕES

(Jeremias 3.22)

Desde que o pecado entrou neste mundo pela desobediência do primeiro homem, a morte entrou junto, trazendo dor, separação e distanciamento do ser humano com Deus. A partir da Queda do homem, a raça humana passou a ser especialista em rebeliões, infidelidade e toda sorte de desobediências contra Deus e Sua santa Palavra.

Vemos no livro do profeta Jeremias, o mau testemunho de toda a nação, vivendo muito distante da vontade do Santo Deus de Israel. O povo havia deixado de lado os ensinamentos do Senhor, bem como a adoração ao Criador, para se voltarem às idolatrias e aos falsos deuses.

O povo de Deus havia abandonado ao Deus Santo e Criador para servirem aos falsos deuses de outros povos e, além disso, estavam vivendo em prostituição e adultério. Nesse contexto, a nação se encontrava totalmente longe dos caminhos do Eterno.

Diante desse cenário, vemos a maravilhosa graça de Deus despontar como sol em dias nublados para com Israel. O Senhor resolve chamar o Seu povo de volta e promete curar as suas rebeldias e promover uma profunda reconciliação: “Voltai, ó filhos rebeldes, eu curarei as vossas rebeliões.” (Jeremias 3.22).

Vemos em toda a Escritura que somente Deus pode curar as rebeliões dos homens, só o Espírito Santo de Deus pode convencer os pecadores dos seus erros e gerar arrependimento verdadeiro. Só a ação de Deus no coração do ser humano é capaz de mudar e transformar o caráter e promover verdadeira conversão, libertando o pecador das suas idolatrias, prostituições e de toda sorte de pecados.

A linguagem de Deus para o Seu povo nos dá o entendimento de que as nossas rebeldias e pecados são como uma doença, que só pode ser curada pelo especialista com os remédios exclusivos e necessários, que só Ele tem. Deus, além de nos chamar ao arrependimento, ainda se move em nós com o seu Espírito Santo, gerando este tão precioso arrependimento que Ele mesmo exige. Que maravilha! Deus nos chama, Deus nos conduz, e Ele mesmo opera em nós a libertação e a cura para uma nova vida.

Deus é tão bondoso e misericordioso que resolveu enviar o Seu Filho Jesus Cristo para fazer essa reconciliação com os homens pecadores. Aquilo que era impossível o ser humano fazer por iniciativa própria, Deus o fez! O Senhor é sempre proativo, Ele sempre dá o primeiro passo na direção do pecador. Ele enviou o Redentor, o Salvador, a nossa Cura, a nossa Esperança, o Seu Filho Eterno, para morrer em nosso lugar naquela cruz, para assumir as nossas maldições e redimir-nos dos nossos pecados.

Aleluia, Deus levantou profetas em todos os tempos da História para chamar o Seu povo ao arrependimento, para anunciar e preparar o povo para a vinda do Supremo Redentor e Perdoador de pecados, Jesus Cristo! Foi Ele quem disse: “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.” (João 6.37).

Creia em Jesus Cristo e viva na presença d’Ele, pois Ele veio buscar e salvar os que se haviam perdido.

– Pr. Eloízio Coelho – Pastor Auxiliar