Menu

Estudos e artigos

ESPIRITUALIDADE NA FAMÍLIA: ESCOLHA QUE DEU CERTO

Você já teve a curiosidade de ler a biografia de alguém? Observou o que de fato é dito a respeito daquela pessoa? É surpreendente, mas com frequência, o que se escreve a respeito das pessoas é aquilo que vai impressionar o leitor. O mesmo acontece conosco. Quando tecemos um pequeno comentário a nosso respeito, (já me vi fazendo isso muitas vezes), por menor que seja, falamos dos “grandes discursos”, das “grandes realizações”, e das “grandes conquistas”. Isso é tão sorrateiro, que até mesmo quando testemunhamos um milagre de Deus, falamos como se tivéssemos dado uma forcinha ou porque somos preferidos de Deus. Agimos assim porque queremos impressionar as pessoas que nos ouvem.

Entretanto, não é isso que lemos nas biografias bíblicas. Ao ler parte da biografia de Noé (vide Gn 6-9), me deparei com um texto curto, objetivo e realista. Uma narrativa que descreve a sua espiritualidade, família, ações e fé. “Esta é a história da vida de Noé: Ele era a única pessoa justa e íntegra na terra daquele tempo. Ele conduzia sua vida de acordo com a vontade de Deus. Noé tinha três filhos: Sem, Cam e Jafé”. Gn 6.9-10. Noé é distinto do resto do mundo. A sua história inspira a todos – novos e velhos, solteiros e casados.

Noé não vivia em uma cidade santa cercado de gente santa, ao contrário, ele estava inserido em uma sociedade dominada pela maldade “O Senhor viu que a maldade humana foi ficando cada vez pior…” (Gn 6.5a). As pessoas em sua volta pensavam e arquitetavam somente o mal “… a imaginação e os pensamentos dos seres humanos os levavam unicamente para o mal” (Gn 65b). Provavelmente, Noé não achou favor aos olhos dos homens; ele foi odiado e perseguido, tanto pela vida que levava quanto pela mensagem de condenação que pregava. Mas ele encontrou graça aos olhos do Senhor e isso foi honra e conforto suficiente para ele. Deus considerou mais Noé do que todas as pessoas à sua volta. Noé tornou-se “maior” que os gigantes daqueles dias que eram tidos como homens poderosos e de renome.

Quando o resto do mundo era corrupto e perverso, Noé manteve sua integridade. Noé era um homem justo. Enquanto Deus estava descontente com o resto do mundo, se contentava e se alegrava com a família de Noé.

Algumas lições que aprendi com a família de Noé:

A espiritualidade na vida familiar é uma grande ferramenta para viver com maior plenitude e dar à vida um sentido transcendente.

A espiritualidade na família pode ser cultivada em qualquer contexto. Se Noé conseguiu desenvolver uma espiritualidade naquela época, nós também conseguiremos nos nossos dias.

A espiritualidade na família fortalece a esperança em tempos de crises na nação. Noé e sua família não se desesperaram em meio à decadência moral e iminente destruição.

A espiritualidade na família fortalece o emocional dos filhos. Os filhos de Noé, a exemplo dos seus pais, não cederam à pressão da sociedade. Eles abraçaram a fé, se envolveram na missão que o pai recebeu e tornaram-se distintos dos seus colegas.

A espiritualidade na família concede autoridade para pregar a mensagem de Deus. Noé pregou a mensagem e suportou a oposição porque estava respaldado pela família. A sua família estava na “brecha” comprometida com a mensagem e a missão.

Se você pensar em estruturar a sua família, fortalecer a espiritualidade nos seus filhos e testemunhar com autoridade, então faça como Noé, escolha desenvolver uma espiritualidade saudável em sua família.

Pr. Roberto T. Santos

Pastor Auxiliar