ESPÍRITO SANTO E A MATURIDADE DA IGREJA

(Ef 4.11-16)

Um problema que aflige algumas igrejas é uma forte distinção entre clérigos e leigos. O clero deve fazer o trabalho do ministério e os leigos devem pagar seus salários, se beneficiar do culto que conduzem e dos sermões que proferem, egeralmente, partem encorajados. Errado!

O trabalho dos pastores, professores e outros ministros é equipar, preparar e treinar os crentes para que possam aprender a funcionar em seus próprios ministérios. É assim que a igreja será edificada, não pelos líderes fazendo tudo sozinhos, mas pelos líderes equipando o resto do povo para atuar em seus próprios ministérios. Compete aos líderes conduzir a igreja à maturidade espiritual, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo.

Uma vez que os crentes são treinados e alcançam a maturidade espiritual, devem se envolver nos ministérios existentes, de acordo com os dons de cada um. Crentes espiritualmente maduros são como “árvores plantadas junto a correntes de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo o que ele faz será bem-sucedido” (Sl 1.3).

A maturidade de um cristão revela-se em unidade na fé e no conhecimento de Jesus (13a); Alcançando a plenitude de Cristo (13b); Falando a verdade em amor (15a); Crescendo em Cristo, a Cabeça do Corpo (15b); Uma infraestrutura de ossos, ligamentos e músculos unidos e de suporte, que podem então suportar (16a); Crescimento corporal sustentado (16b); Desenvolvimento sustentado de maior força e nova infraestrutura conforme necessário (16c); Cada parte do corpo fazendo seu trabalho (16d).

Quando isso começar a tomar forma, nós e nossas igrejas não seremos “crianças” que são agitadas e manipuladas (4.14). As pessoas não vão se enganar com sutilezas superficiais. Em vez disso, estaremos “falando a verdade com amor”. A honestidade, com ternura e compaixão, edificará a Igreja de Cristo.

A Oitava Igreja oferece várias ferramentas para a sua maturidade espiritual. Oferecemos vários cursos nos quais você poderá estudar gratuitamente e alcançar a tão desejada e necessária maturidade espiritual. Para se inscrever na Escola de Treinamento on-line basta ligar (31) 3449-8600 e falar com uma das nossas secretárias ou clicar aqui.

Que o Senhor te abençoe.

Pr. Roberto Santos – Pastor Auxiliar