O Caráter da Igreja
“…Permanecem a fé, a esperança e o amor…” 1 Cor. 13.13
Texto inspirado na leitura da obra de Max Anders, A Igreja Em 12 Lições – Editora Vida, Série Fundamentos Cristãos
FÉ: Crer no que Deus diz e agir de acordo com o que Ele afirmou.
Somos uma igreja Bíblica e cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus, única regra de fé e prática. Toda igreja tem sua personalidade e seu “caráter corporativo”. Umas riem com mais facilidade, outras são mais reflexivas, outras mais focadas na prosperidade e outras mais críticas e mordazes. Geralmente, a igreja espelha um pouco do caráter de sua liderança espiritual ou seu vínculo denominacional. Mas toda igreja local deve ter um caráter bíblico.
Em que consiste uma igreja de fé?
Uma igreja que tem um caráter de fé corre riscos por amor a Cristo e toma posições que a Bíblia orienta. Assim diz Max Andersem seu livro “A Igreja Em 12 Lições” (Editora Vida, Série Fundamentos Cristãos): “Se cremos na Bíblia, isso requer que façamos algo. Se ela diz que devemos mudar, é necessário que mudemos. Se a Bíblia diz que devemos ir ao mundo e pregar o evangelho, precisamos ir. Se diz que devemos pregar a Palavra com fidelidade, precisamos obedecer”.
Uma igreja de fé é formada por pessoas de fé. Isso significa que estas igrejas tomarão posição bíblica, mesmo que isso possa significar sofrer zombarias, constrangimentos, perder dinheiro, ser taxado de bobo. Ser crente é assumir isso publicamente. Isso significa também não postar fotos sensuais, usar comentários fúteis, espalhar boatos nas redes sociais, e por aí vai…
Uma igreja de fé sairá de sua posição de comodismo. Tudo para que Cristo seja conhecido, exaltado e honrado entre os pobres e os ricos. Uma igreja de fé será de fato uma igreja missionária e buscará a santificação.
Sejamos então essa igreja, uma igreja de fé.