Menu

Pr. Jeremias

Espectador ou membro?

Texto transcrito e adaptado de “Uma vida com propósito” – Rick Warren

Viver a igreja ajuda a desenvolver músculos espirituais. Você jamais chega à maturidade apenas comparecendo aos cultos de adoração como um espectador passivo. Somente a plena participação nas atividades da igreja local desenvolve músculos espirituais. As expressões “uns aos outros” e “entre si” são usadas mais de cinquenta vezes no Novo Testamento. Somos ordenados a amar uns aos outros, a orar uns pelos outros, a incentivar uns aos outros, a admoestar uns aos outros, a saudar uns aos outros, a servir uns aos outros, a ensinar uns aos outros, a aceitar uns aos outros, a honrar uns aos outros, a carregar os fardos uns dos outros, a perdoar uns aos outros, a nos submeter uns aos outros, a ser dedicados uns aos outros, além de muitas outras obrigações mútuas. Isso é ser um membro, do ponto de vista bíblico. Estas são suas responsabilidades familiares, que Deus espera que você cumpra na sua comunidade local. Com quem você vem agindo dessa forma?

Pode parecer mais fácil ser santo quando não há mais ninguém por perto para frustrar suas preferências, mas essa é uma santidade falsa. É fácil nos enganarmos pensando sermos maduros quando não há ninguém para nos contestar. A verdadeira maturidade se manifesta nos relacionamentos. Precisamos mais do que a Bíblia para crescer; precisamos de outros crentes. Crescemos mais fortes e mais rapidamente aprendo uns com os outros e sendo responsáveis uns pelos outros.

A família de Deus irá impedi-lo de cair

Nenhum de nós está imune à tentação. Nas circunstâncias apropriadas, você e eu somos capazes de qualquer pecado. Deus sabe disso, então nos atribuiu individualmente a responsabilidade de mantermos uns aos outros no caminho certo. “Não é da sua conta” não é uma frase cristã. Somos chamados e ordenados a nos envolver na vida uns dos outros.

Se você conhece pessoas que estão vacilando espiritualmente neste exato momento, é sua a responsabilidade de ir atrás delas e trazê-las de volta para a comunhão. Um benefício correlato da igreja local é que ela também proporciona a proteção de líderes devotos. Deus dá aos pastores e líderes a responsabilidade de guardar, proteger, defender e cuidar do bem estar espiritual dos fiéis. Satanás adora crentes afastados, desligados da vida no corpo, isolados da família de Deus e incompreensíveis para os líderes espirituais; porque ele sabe que eles são indefesos e impotentes contra suas estratégias.

Visitante ou membro? 

A diferença entre visitar a igreja e ser membro está no comprometimento. Visitantes são espectadores que ficam à parte; membros se envolvem no ministério; visitantes consomem; membros contribuem. Visitantes querem os benefícios que a igreja traz, sem participar das responsabilidades. São como casais que querem viver junto sem se casar.

Por que é importante se juntar a uma igreja local? Porque isso prova que você está de fato comprometido com seus irmãos e irmãs espirituais, não somente de forma teórica. Deus quer que você ame pessoas reais e não pessoas ideais. Você pode passar a vida inteira buscando a igreja perfeita, porém jamais irá encontrá-la. Você foi chamado para amar pecadores imperfeitos, assim como Deus faz.

Você se torna cristão ao se comprometer com Cristo, mas se torna membro de uma igreja ao se comprometer com um grupo específico de crentes. A primeira decisão traz a salvação, a segunda traz a comunhão, e o ensina o que é viver igreja.