ESCOLHA A VIDA!

Setembro. Mês da chegada da primavera, estação alegre e cheia de cores. Mas também é mês de prevenção ao suicídio, com a campanha Setembro Amarelo. A Oitava Igreja, como uma organização que valoriza a vida, sempre busca ajudar e conscientizar as pessoas sobre o assunto, trazendo também uma perspectiva bíblica.

O Setembro Amarelo tem como objetivo previnir e reduzir os números de tentativas e óbitos por suicídio. De acordo com o site da campanha, “são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo”. Na maioria dos casos, as causas são as doenças mentais, como depressão e transtorno bipolar.

Essa é uma triste realidade que, a nós, enquanto cristãos, deve causar tristeza e gerar um posicionamento. Entretanto, o que acontece muitas vezes é desinformação, preconceito e julgamento. Muitos crentes atribuem depressão e suicídio à “influência demoníaca”. Geralmente, quem tem esse tipo de pensamento quer atribuir todo mal e toda enfermidade à opressão ou possessão demoníaca. Isso se vê mais claramente quando a doença em questão é o transtorno depressivo, muito por causa de seus sintomas, como, por exemplo, a tristeza profunda e o desinteresse pela vida.

A pessoa que está desesperada a ponto de pensar em tirar a vida deve procurar ajuda. Por se tratar de uma doença, a medicina pode apontar suas possíveis causas. A maior evidência são as alterações químicas no cérebro, que podem ser tratadas com medicamentos. Assim, a primeira atitude deve ser buscar um acompanhamento médico, tentar entender as causas e aderir ao tratamento com toda seriedade possível – tanto a nível clínico quanto a nível terapêutico.

E, falando em tratamento terapêutico, outro ponto bastante delicado é o preconceito em relação a terapias e a psicólogos, algo que só complica mais a vida de quem está enfrentando a depressão. Lembrando que o acompanhamento terapêutico é importante para qualquer pessoa e deve ser incentivado. Conversar com um profissional e conhecer a origem dos problemas é libertador.

Isso não quer dizer que devamos excluir completamente a ideia de que os sintomas da depressão possam ter origem demoníaca. O problema está em atribuir a depressão somente a isso. Sabemos que o diabo pode usar a condição psicológica de uma pessoa contra ela mesma, fragilizando-a e tornando-a mais suscetível às suas investidas. Por essa razão, esses irmãos precisam de cobertura espiritual, com as orações da igreja e o cuidado pastoral.

Outra questão dentro do aspecto teológico é quanto à salvação do suicida. A Bíblia não legisla sobre o suicídio, mas trata do assassinato. A Palavra de Deus condena abertamente o homicídio, seja de outra pessoa, seja de si próprio.  O indivíduo terá que prestar contas a Deus. Mas não dá para afirmar que ela será condenada eternamente ou não. O que define isso é se a pessoa entregou a vida a Cristo ou não. E só Jesus sabe.

No entanto, a Bíblia nos incentiva a escolher a vida, e não a morte. Suicídio não é solução. A saída é: buscar ajuda, crer na infinitude do amor de Cristo e buscar resolver o problema, por maior que este seja. E aqui na Oitava, nós podemos ajudar!

Está passando por um momento delicado? Marque um horário com um de nossos pastores. O atendimento pastoral pode trazer alívio para a alma. Você poderá conversar, receber uma palavra de esperança, orações e, se necessário, encaminhamento médico. O que não pode é deixar de procurar ajuda, combinado? Jesus te abençoe!