Menu

Estudos e artigos

EM TEMPOS DIFÍCEIS, SIGA A DIREÇÃO DE DEUS

Jeremias 29:1-14 

Não existe ex-filho, ainda mais se tratando de um pai como o Senhor Deus. Mas existem filhos rebeldes que parecem ter prazer em desobedecer ao pai. É exatamente isso que vemos na narrativa bíblica: um povo amado por Deus e que quando tudo apertava corria para perto do Senhor, mas depois se esquecia Dele como se Ele nunca tivesse existido. 

Quando lemos o livro de Jeremias vemos um profeta pregando para um povo de coração duro, que parecia ter comichões nos ouvidos que o impedia de ouvir o Senhor através do profeta. 

O texto que lemos refere-se à diáspora – o afastamento do povo da terra de Jerusalém. A Babilônia havia se levantado como uma grande nação e potência naquela época, inventando a catapulta, por exemplo, que, para aquele tempo, era uma poderosíssima arma de guerra. 

Eles vinham dominando tudo e com Jerusalém não foi diferente. Nabucodonosor cerca Jerusalém durante três anos, mas por que eles queriam Jerusalém? Por causa da localização geográfica estratégica. Jerusalém e a Palestina ligam a Síria ao Egito. 

Sabemos que não foi só por isso que Nabucodonosor dominou e levou cativo o povo de Jerusalém. O povo não queria nada com Deus. Era o povo de Deus, mas não se portavam como tal, e sim como filhos rebeldes. E Deus, que tem todo o controle em suas mãos e nada acontece sem que Ele permita, deixa que a Babilônia invada Jerusalém. 

Alguns pensaram que eles iam para Babilônia e ficariam pouco tempo, mas o profeta envia uma carta para eles dizendo que não seria tão rápido assim. Seriam 70 anos. 

Deus queria um relacionamento verdadeiro com o povo, queria ser buscado e achado pelo povo Dele de todo coração e não um relacionamento em rebeldia, como eles estavam fazendo. Não é só participar de um culto no domingo e no restante da semana nem lembrar quem é Deus e viver a vida de qualquer jeito, se rebelando contra Deus. 

Então, o Senhor permite que a Babilônia invada Jerusalém e leve o povo cativo. Observe o verso 4: “Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os exilados que eu deportei de Jerusalém para a Babilônia:” 

O Senhor deixa claro que foi Ele quem fez. Por isso: 

  1. Creia que é Deus quem governa todas as coisas

Mesmo sendo rebeldes, Deus ainda cuida do Seu povo. Irmãos, o amor de Deus não é como nosso, por isso Davi preferiu cair nas mãos de Deus do que dos inimigos (1 Cr. 21:13). 

Em nossa vida muitas vezes acontece coisas que não queremos, de maneira que não queremos e coisas que nós mesmos provocamos. Porém, a vida continua. Não podemos parar e ficar lamentando, a vida continua! 

Quando cremos que é Deus quem controla todas as coisas descansamos, aprendemos o que Ele quer nos ensinar e continuamos a caminhar. Aconteça o que acontecer aquele que me guarda não dorme, Ele cuida de mim mesmo sendo eu quem sou. “Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o SENHOR, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate e a Etiópia e Sebá, por ti”. (Is. 43.2.3)

Creia como Jó: “Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra”. (Jó 19:25) Mas é necessário crer que o Senhor está governando todas as coisas. 

  

  1. Creia que Deus pode fazer você frutificar em qualquer estação.

Não importa onde, mas sim com quem. Quando cremos que Deus pode nos fazer frutificar seja aonde for, sabemos que não depende de ninguém só Dele. Não é o local, mas é Deus. Não é a moeda, mas é Deus. Não é o médico, mas é Deus. Não é o clima, mas é Deus. 

Em meio à crise o crente prospera, poque a dependência dele não está nas circunstâncias, mas em Deus. Deus pode fazer alguma coisa acontecer do outro lado do mundo para te abençoar.  

“Restaura, Senhor, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe”. (Sl 126.4) O deserto do Neguebe é um dos lugares mais áridos do mundo. As chuvas caem lá longe no monte, a água vem descendo e faz do Neguebe um rio caudaloso. Deus pode usar uma situação ruim para te abençoar, seja em qual área for. 

  

  1. Creia no Senhor e o busque o Senhor de todo coração

As vezes estamos tão preocupados com as bençãos do Senhor que esquecemos do Senhor da benção 

Preocupamos e buscamos tantas coisas e esquecemos o primordial: o relacionamento real, genuíno com Deus. Um relacionamento verdadeiro com Deus não é só para corrermos para Ele quando as coisas ficam ruins; era isso que o povo de Jerusalém fazia. 

  

  1. Creia que não há mal que dure para sempre

O Senhor falou que o tempo de cativeiro na Babilônia seria de 70 anos. Deus estipulou tempo para o fim.  

Eu não sei se você está passando por uma prova, um deserto, mas isso terá um fim. O Senhor deu a Sua santa palavra. “Em meio à tribulação, invoquei o Senhor, e o Senhor me ouviu e me deu folga”. (Salmos 118.5) O Senhor sempre nos dá folego. 

Mas ao falarmos do fim das provações precisamos nos lembrar que não somos deste mundo, a nossa pátria não está aqui. Por que estou falando isso? Porque muitas vezes nos portamos com se a nossa vida se resumisse apenas a esse mundo. 

Paulo nos faz um alerta: Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.” (I Co. 15.19) Nossa esperança tem que estar no por vir, poque o Senhor Jesus já garantiu a vitória verdadeira na cruz morrendo e nos salvando. Ele ressuscitou e em breve voltará.  

Tudo nesse mundo vai passar e viveremos com o Senhor eternamente. Não há nada neste mundo que se compare ao grande dia que o Senhor aparecerá nas nuvens para nos buscar. Então, em tempos difíceis, siga a direção de Deus! 

 

– Pr. Leonardo Lobo – Pastor Auxiliar