EM BUSCA DE UM AVIVAMENTO PESSOAL
1. Trate seriamente o pecado.
Não tenha complacência com nenhum pecado. A complacência, como aconteceu com a igreja em Sardes, é inimiga do crescimento e do progresso espiritual. Trate todo pecado conhecido em sua vida. Não permita que sua vida fique estagnada. Submeta-se ao senhorio de Cristo em todas as áreas. Peça ao Senhor que lhe dê consciência do quanto o pecado ofende ao Espírito Santo.
2. Decida ter uma transformação total em sua vida.
Busque ao Senhor para que sua vida demonstre que você está crescendo à imagem e semelhança de Cristo. Peça ao Senhor para que suas grandes obras sejam realizadas em seu coração e que do seu interior possam fluir rios de água viva.
3. Permaneça no caminho da bênção de Deus.
É uma contradição dizer que anseia pelo avivamento e negligenciar a oração e disciplinas espirituais, como ler a Bíblia, congregar e ter comunhão com os irmãos, participar da ceia, jejuar, pedir perdão quando ofender alguém, perdoar os que lhe ofendem. Há caminhos que nos mostram que você deseja a bênção do avivamento. Cultive-os.
4. Peça a Deus genuíno arrependimento.
O nosso coração precisa ser transformado diariamente. Não queira ter uma experiência superficial com Deus. Não fique contente consigo mesmo. Não compare sua vida espiritual com a vida de ninguém e não se julgue superior a este ou aquele irmão ou irmã.
5. Confesse seus pecados e, quando possível, faça restituição.
Tire tempo para confessar seus pecados e erros por ação ou omissão. Por comparação ou competição. Pratique o que Deus tem lhe mandado fazer. Atualize seus dízimos. Procure a pessoa que você está devendo e pague, ou pelo menos dê satisfação de sua dívida. Se você tem discutido, sido violento ou difamado alguém, inclusive nas redes sociais, procure, no que depender de você, encontrar caminhos de reconciliação.
6. Limite seus interesses em relação ao quanto você deseja agradar a carne.
Sua natureza é inimiga do seu crescimento espiritual. Você tem direito a usar as redes sociais, ver séries (algumas você precisa abandonar hoje mesmo), participar de grupos de WhatsApp… Mas é preciso vigiar intensamente, senão perderá o próprio coração e se concentrará em coisas que tiram o foco de agradar ao Senhor Jesus Cristo.
7. Rejeite os valores e os padrões do mundo e do diabo.
É intensa a pressão de padrões e pessoas que procuram nos arrastar para longe do Senhor. Há conceitos aplaudidos por um mundo anticristo como orgulho, vaidade, sensualidade, avareza e outros aspectos que fazem os que não são de Cristo sentirem-se realizados.
8. Nunca passe adiante nada que prejudique alguém.
(Tozer). Não procure prejudicar a reputação de ninguém. Se a pessoa está em falha ou fracasso, fale com ela diretamente e fale com Deus sobre ela para que a graça seja derramada de um modo ainda mais abundante sobre aquela pessoa. Trate com a misericórdia que você gostaria de ter sobre sua vida.
9. Não procure a glória para você mesmo.
Somos vaidosos e presunçosos. Desejamos no íntimo dividir ou ter um pouco da glória que pertence unicamente ao Senhor Jesus.
10. Tenha expectativa de fé em Deus.
Vamos pedir ao Senhor que nos dê vitória sobre todas as influências que querem nos distanciar dele. Somos salvos pela graça, justificados por Cristo, chamados para o Reino de Deus, salvos e enviados para cumprir os seus propósitos. Devemos crer firmemente que Deus, mais do que nós mesmos, deseja que tenhamos uma vida abundante em Cristo. Oremos com fé em suas santas promessas.
11. Procure pautar sua vida pelo ensino da Palavra de Deus.
Olhe sua vida diariamente no espelho da Palavra de Deus. Leia sua Bíblia com olhos abertos e ouvidos atentos. O Senhor lhe orientará diariamente. A Bíblia nos aponta quais os caminhos que o Bom Pastor nos guia para as águas tranquilas e os pastos verdejantes. Tenha como referência cristãos que estão buscando agradar ao Senhor. Busque ser imitador de Cristo.
Busquemos o avivamento. Voltemos para o Senhor. Obedeçamos ao Senhor. Ele nos encherá do Espírito Santo. Crentes avivados. Famílias transformadas. Igreja avivada.
(Algumas destas verdades você verá no folheto: “5 votos para obter poder espiritual”, do A. W. Tozer.)
Pr. Jeremias Pereira • Pastor Titular