ELEIÇÕES: ESCOLHA BEM SEUS CANDIDATOS
Mais de 156 milhões de brasileiros estão aptos para votar nas eleições do dia 2 de outubro de 2022. Teremos a responsabilidade de votar para Presidente da República, escolher o Congresso Nacional, Governador, Senador e Assembleia Legislativa de cada estado.
- A Presidência da República: O Presidente da República é o chefe do Poder Executivo da União. Seu mandato é de quatro anos, podendo haver uma reeleição. Ele deve respeitar e honrar a Constituição Brasileira. Nomear ministros que vão auxiliá-lo na administração federal, isto é, a governar a Nação. Propor planos prioritários ao Congresso por meio de diretrizes e políticas de integração. Deve trabalhar para garantir um amplo desenvolvimento econômico e social do país, com os vários Estados da Federação, a partir de políticas econômicas que envolvam orçamentos e investimentos do Tesouro Nacional nas diversas regiões do país. Responsável geral por definir as políticas internacionais do Brasil, garantindo ao mesmo tempo relevância no cenário global, como promotor da paz, do direito e do desenvolvimento compartilhado. Eticamente, o Presidente da República não deve ser corrupto nem nomear equipe de corruptos e pessoas que vão roubar e dilapidar o país.
- O Congresso Nacional: Os Senadores e Deputados Federais.
2.1 Os Senadores: No Congresso Nacional, cada Estado da Federação é representado por três senadores. O senador é eleito para um mandato de oito anos. A cada quatro anos, o Senado renova parte de sua composição. Em 2 de outubro de 2022 serão eleitos 27 senadores, o que corresponde a 1/3 da Casa. Minas Gerais terá a oportunidade de eleger um senador. Os senadores têm a responsabilidade de zelar pelos direitos constitucionais do povo, julgar o Presidente da República, legislar e elaborar todas as leis que orientam os direitos dos Estados na União, na soberania e defesa do território nacional. Ainda, são responsáveis pela escolha e aprovação dos cargos que compõem o governo da República, como: os Magistrados, Diplomatas, Presidentes das Instituições Públicas, Procuradores Gerais da República, Ministros do Trabalho e do Tribunal de Contas Federal. Compete-lhes a autorização das operações financeiras externas e as condições de crédito. Opinam diretamente sobre as propostas do Presidente e dos Ministros. Julgam ainda e processam os atos do Presidente da República, do seu vice e dos demais Ministros do Estado.
2.2 Os Deputados Federais: São eleitos para representarem os interesses da população no Congresso Nacional. Seu mandato é de quatro anos, podendo ser reeleitos para vários mandatos consecutivos. São responsáveis pela elaboração de leis que reflitam os vários interesses do povo brasileiro. Ainda, compete-lhes fiscalizar os atos do Governo Federal e as demais instituições públicas federais. Sancionam ou vetam os projetos de lei e o orçamento federal apresentados pela Presidência da República e Ministros de Estado.
Apresentam emendas às leis; pedem prestação de contas ao Executivo, criam as CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito) para esclarecer atos do governo nas diversas instâncias, planos e políticas públicas. Portanto, são imprescindíveis para a manutenção da democracia e da transparência da gestão pública, principalmente quando não são comprados pelos esquemas financeiros que partidos usam para ter no país não uma democracia, mas a ditadura deste ou daquele partido.
Em linhas gerais, temos aí o que cada um deve fazer. Devem fazer para o bem da Nação e não para favorecimento e enriquecimento de seus partidos, amigos ou financiadores de campanha eleitoral. Nós, eleitores, devemos votar (não anular ou votar em branco). Não vote naqueles que já foram declarados – pela Justiça – corruptos e ladrões de colarinho branco. Não vote naqueles que estes apoiam. É preciso usar seu voto para tornar o Brasil um país onde a ética vale alguma coisa.
Lembre-se sempre de orar pelas Eleições e em favor dos candidatos e seus familiares. Que o temor do Senhor venha sobre a vida deles e de cada um de nós, brasileiros e brasileiras.
(Texto adaptado)
– Pr. Jeremias Pereira – Pastor Titular