Menu

Notícias

“É POSSÍVEL PERDER A BÊNÇÃO?”

E aí, posso perder a bênção? Não devemos esquecer que bênção é uma dádiva Divina, algo que só Ele pode nos conceder. Mas se Ele nos deu, pode também tomar de volta?

A resposta é sim e não! Depende de qual bênção temos em mente. Vejamos alguns tipos de bênçãos apresentadas na Bíblia:

1• A BÊNÇÃO DA SALVAÇÃO

A bênção da salvação não pode ser perdida. Se a recebemos, seremos sustentados pelo Espírito Santo para mantermos a nossa fé em Jesus, o que a nossa teologia chama de “perseverança dos santos”. Aqueles que creem em Jesus tornam-se ovelhas suas e são chamados filhos de Deus.

Como ovelhas, temos um pastor forte, corajoso, responsável e amável. Ele prometeu cuidar do seu rebanho não só de ataque externos, mas também dos perigos que advém das limitações e fraquezas de suas próprias ovelhas. Ele prometeu que não deixaria nenhuma ovelha sua se perder (Jo 17.12). Seu amor é tão grande que Ele deu a sua vida pelas suas ovelhas (Jo 10.11).

Como filhos, fomos adotados e nunca nos tornaremos órfãos, temos um pai amoroso, generoso, presente e cheio de graça.

A bênção da Salvação é obra de Deus, por isso é tão certa e poderosa, é Ele quem a inicia em nós e é Ele quem garante a sua conclusão, veja em Fp 1.6: “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completála até ao Dia de Cristo Jesus”.

2• AS BÊNÇÃOS CONDICIONADAS

Essas bênçãos são reais e devem ser buscadas. Lembrem-se que Jesus nos ensinou a buscarmos o reino de Deus em primeiro lugar para que as bênçãos temporais e materiais fossem liberadas sobre nós: “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33).

Se a obediência nos confere bênçãos, não é uma conclusão equivocada entender que a desobediência afasta as bênçãos de nós.

Temos muitos exemplos no Antigo Testamento, mas destaco uma geração inteira que não entrou em Canaã, a terra prometida, por causa da incredulidade. O próprio Moisés não entrou por ter desobedecido a Deus, devia ter falado à rocha, mas irado bateu nela. Como podemos ver, Moisés perdeu a bênção temporal, mas não perdeu a eterna, pois entrará na Jerusalém Celestial.

A obediência é sempre uma atitude de fé e o resultado são bênçãos maravilhosas. Ao obedecer, o povo de Deus atravessou o Mar Vermelho sem molhar os pés, a viúva teve seu azeite multiplicado, jovens foram livrados da fornalha ardente, abriram o túmulo de Lázaro para ser ressuscitado, os discípulos expulsaram demônios, curaram enfermos e assim por diante.

Também temos as bênçãos decorrentes da oração. Ana ficou grávida de Samuel, Elias impediu a chuva sobre a terra por três anos e meio e depois a liberou por meio da oração (Tg 5.17-18), Paulo ressuscitou um menino, Pedro foi liberto de forma sobrenatural da prisão (At 12).

Se há bênçãos que são liberadas mediante a oração, certamente há bênçãos retidas por falta dela, veja: “Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa” (Jo 16.24).

3• A BÊNÇÃO DA CORREÇÃO

A correção nem parece bênção num primeiro momento, mas aqui está a evidência da bênção da salvação em nossas vidas. Veja Hb 12.5-6: “… Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe”.

Essa é uma bênção que também não é perdida. Deus sempre corrigirá os seus filhos. Certas correções são duras e dolorosas, mas o resultado são filhos sadios e responsáveis.

CONCLUSÃO

Ao invés de se preocupar com a perda da salvação, desfrute dela ao máximo. Como filhos de Deus, já estamos no ambiente das bênçãos celestiais em Cristo Jesus (Ef 1.3).

Quanto às bênçãos temporais, lembre-se que a maior condição para recebê-las é a obediência e a oração. Portanto, ao invés de se fixar nas bênçãos, se preocupe em agradar a Deus com sua vida e sempre recorra ao Pai em oração para tudo.

Pr. Iury Guerhardt · Pastor Auxiliar